Literatura,  Resenhas

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily , de Rachael Cohn e David Levithan | Resenha

Como um caderno vermelho pode mudar a vida de uma pessoa?

Eu imagino que passar o Natal em Nova York seja algo um tanto mágico. A possibilidade de neve, as luzes da Madison Square Garden, as casas do subúrbio totalmente enfeitadas, as grandes lojas de departamento entupidas de gente e futuros presentes… E, principalmente, o frio! Mas a minha imagem é bem de turista que nunca realmente foi a Nova York. Dash e Lily, por outro lado, típicos nova-iorquinos, discordam de mim. Enquanto Dash encara tudo isso que mencionei com certo horror, Lily aprecia a magia do Natal de Nova York não só nas coisas estereotipadas, mas também em pequenos atos e comemorações da comunidade. O caderninho de desafios de Dash e Lily, publicado pela Galera Record, nos mostra a aventura de dois adolescentes que, poucos dias antes do Natal, descobrem um ao outro através de um moleskine vermelho misterioso em uma livraria.

Mas quem são Dash e Lily?

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

Dash encontra o suspeitoso caderno na livraria Strand, enquanto passa o Natal agradavelmente sozinho no seu apartamento. Sem sua mãe e o namorado, ou seu pai com quem tem uma relação complicada, Dash se vê livre para respirar e aproveitar a data da melhor forma que sabe: ignorando-a. Quando entra na livraria, porém, suas comemorações mudam completamente, já que agora, Lily colocará diversos desafios para que ele complete. 

Lily é uma menina sensível e muito amada e protegida por todos na família. Ao descobrir que seus pais não passarão o Natal em casa, uma vez que decidiram fazer uma viagem romântica para Fiji, ela sente suas festas, época que adora, desmoronarem. Nem mesmo pode contar com seu irmão em casa de férias da faculdade porque ele quer passar o máximo de tempo possível com seu namorado, Benny. Seu amado avô fez uma viagem até a Flórida. E, bom, só lhe resta sua tia-avó. Mas, mal sabia ela que um caderno mudaria totalmente o seu final de dezembro.

O caderninho de desafios de Dash e Lily

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

Rachael Cohn e David Levithan se dividem nesse young-adult natalino para contar uma história muito gostosa e despretensiosa. O caderninho de desafios de Dash e Lily é um livro leve e divertido, onde os protagonistas se intercalam comum narradores dos capítulos e nós conseguimos uma visão maior sobre seus sentimentos e pensamentos. As vozes dos adolescentes são bem diferentes e eu fico me perguntando qual autor trabalhou em qual personagem. 

Além disso, o livro como um todo é bem desenvolvido, sem cair na mesmice. Inclusive, o final mais aberto foi um plus para mim, me deixando curiosa sobre diversos pontos da história e pronta para ir atrás das continuações. O caderninho de desafios de Dash e Lily tem duas continuações: o segundo volume é The Twelve Days of Dash & Lily e o último, Mind the Gap, Dash & Lily.

Para quem não gosta de clássicos de Natal, com linguagens rebuscadas, e quer uma leitura temática que flua bem e de aquele quentinho no coração, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é uma ótima pedida. Vai por mim, se joga nesse YA e feliz Natal!

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *