Resenhas

Vida e Aventuras do Papai Noel, de L. Frank Baum | Resenha

No Brasil, quando falamos de L. Frank Baum o mais comum é que sejamos lembrados de O Mágico de Oz, com Dorothy, seus sapatos vermelhos e seus amigos, o Leão, o Espantalho e o Homem de Lata lutando contra a Bruxa Verde do Oeste. Por aqui, essa é a historia mais notória do autor, contudo, na realidade, está longe de ser a única. O próprio mundo de Oz tem catorze livros. No entanto, as histórias de Baum se expandem para outros lugares, dentro de um grande universo criado por ele. Em um deles está a Vida e Aventuras do Papai Noel.

O que Vida e Aventuras do Papai Noel conta?

Em Vida e Aventuras do Papai Noel, publicado pela editora Wish (que agora tem ebooks!), o autor narra a história desse personagem tão presente no imaginário ocidental e tão querido por todos, desenvolvendo sua vida desde o nascimento até se tornar quem é hoje misturado numa mitologia rica e incrível.

Papai Noel nem sempre foi o velhinho de barba branca que conhecemos hoje. Ele já foi um bebê, criado por uma ninfa e outras criaturas mágicas na floresta de Bruzee, longe de tudo de ruim e maléfico, muito presente na humanidade. Ele cresceu um jovem gentil e bom, que se preocupava com cada ser. Quando o grande Ak o leva para dar uma volta ao mundo, se comove com a situação das crianças e resolve que a missão da sua vida seria ajudá-las de alguma forma.

“Seja rica ou pobre, é natural que uma criança deseje brinquedos bonitos. O coração da rica Bessie pode sofrer tanto quanto o da pobre Mayrie; ela pode estar igualmente solitária e descontente ou igualmente alegre e feliz. Penso, amigo Noel, que é seu dever alegrar todos os pequeninos, quer vivam em palácios ou em choupanas.” – pág. 41

A edição da Wish e o trabalho de L. Frank Baum

O fofíssimo livro de Baum nos conta como Noel começou a fazer brinquedos, como conseguiu as renas, como começou a entrar pelas chaminés… Ele inventa e destrincha todos os símbolos de Natal relacionados ao bom velhinho de uma maneira tão completa, sem ficar muito complicado para crianças, nem simples demais de uma forma que perca o interesse de um adulto.

Além disso, o livro em si – a edição da Wish -, mesmo em e-book, a forma que eu li, é um trabalho primoroso e completo. Dividido em infância, idade adulta e velhice, Vida e Aventuras do Papai Noel tem uma linguagem simples, mas direta, com uma tradução muito bem feita. A edição ainda conta com um conto extra, O Sequestro do Papai Noel, trazendo de volta personagens queridos do livro. Como um plus muito bem-vindo, temos um posfácio da parceria entre Bruno Anselmi Matangrano, doutor em Letras pela USP,  e Carol Chiovatto, tradutora da obra e pesquisadora da figura da bruxa como estereótipo feminino.

Vida e Aventuras do Papai Noel é aquele livro para se ler no Natal, voltando a ser criança, para se ler com os filhos, incentivando suas imaginações. E, por fim, é uma ótima porta de entrada para conhecer outros trabalhos e o mundo literário todo conectado de L. Frank Baum.


Quer comprar o livro? Usa nosso link da Amazon! Você ajuda o Anatomia Pop a crescer, sem pagar nada a mais por isso: Vida e Aventuras do Papai Noel

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *