A Vida Não Me Assusta
Literatura,  Resenhas

A Vida Não Me Assusta | Um hino de Maya Angelou para todas as idades

Quando uma editora dedicada ao terror lança um livro com o título de A Vida Não Me Assusta, você presta atenção. Especialmente quando ele é todinho voltado para as crianças. A nova linha infantil da DarkSide Books, a Caveirinha, tem surpreendido e encantado. A segunda obra publicada por ela pode ter sido feita para os pequenos, mas com toda certeza mexerá com muitos adultos por aí.

A Vida Não Me Assusta é, na verdade, um poema da escritora, ativista, professora e muitas outras ocupações incríveis de Maya Angelou. A infância da autora foi permeada de desafios e coragem em um cenário de disputas raciais complicados na primeira metade do século XX. Foi mãe aos dezesseis anos e trabalhou muito para sustentar sua família. Com muita garra e determinação, atuou a favor dos direitos civis dos negros norte-americanos junto a Malcom X e Martin Luther King. Sua principal intermediadora.

Caveirinha

Maya Angelou foi uma alma criativa, forte e muito sábia. Ela continuou a escrever, ensinar e palestrar até a sua morte em 2014. Se tornou um ícone de inspiração para muitos e eu acredito que seja justamente por isso que sua obra, A Vida Não Me Assusta, foi escolhida pela DarkSide Books: para inspirar famílias a lutar pelo que é certo, pelo o que acreditam.

Seu poema, aparentemente tão simples, fala com a nossa alma de forma espetacular. Se você souber inglês, recomendo ler o original que também está na edição da Caveirinha. A iniciativa do projeto, no entanto, não é tão nova assim. A Vida Não Me Assusta foi publicado pela primeira vez em 1993 e esta edição comemora seu aniversário de 25 anos. Sara Jane Boyers, a organizadora, diz no posfácio que:

“A Vida Não Me Assusta é sobre experiência de vida. É sobre perseverança e orgulho, sobre encontrar-se com a história da própria vida, sobre o bom e o mau, e sobre utilizar tudo aquilo que nos influencia e nos afeta – nossas famílias, nossa cultura, o dia a dia do nosso planeta – para nos apoiarmos e reinventarmos constantemente.”

Para cumprir essa missão e condizer com a defesa política da autora, pinturas de Jean-Michel Basquiat ilustram o sentimento de medo, reflexão e coragem de um jeito único. Duas obras construídas separadamente, que nem sonhavam uma com a outra, se completam maravilhosamente. Basquiat se tornou um dos maiores nomes da arte contemporânea, mas, como muitos outros artistas, sua vida não foi fácil. Sua obra, no entanto, ecoa pela eternidade com traços que, embora assemelhem-se a desenhos infantis, tem tanto a falar que nos silenciam a cada obra.

Detalhe A Vida Não Me Assusta

A Vida Não Me Assusta pode ser mais uma obra para os pais do que para os filhos, DarkSide. Mas com pais caminhando por linhas tão certas e tocantes, as chances das crianças entenderem e se interessarem por livros como este só aumentam. E, com isso, o mundo só tem a ganhar.

A Vida Não Me Assusta IT

Adicione ao: Skoob – Goodreads

Compre pelo nosso link da Amazon e você ajuda o site a crescer com uma pequena porcentagem da sua compra – sem pagar nada mais por isso: Livro Físico

Semana DarkSide Books

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *