Organização de leituras | Como organizar as suas leituras
Todo bom leitor, não, todo apaixonado por livros passa por fases. Em alguns momentos, a gente devora dez livros de uma vez. Em outros, passamos até alguns meses sem ler cinco páginas. Ainda assim, uma boa organização de leituras pode fazer a diferença.
Nesse post, mais didático e o primeiro Dicas Anatômicas do site (e do Instagram!), separei para vocês algumas dicas de como montar uma boa organização para suas leituras. Bora?
Seja realista
A primeira dica é essencial. Você precisa olhar para o seu cotidiano e pensar em qual momento do seu dia você conseguiria colocar a leitura. Afinal, a leitura é um hábito e para construi-lo você precisa de constância.
Além disso, o realismo precisa estar no tipo de leitura que você quer se dedicar. Se você está há algum tempo sem ler, recomendo pegar o seu gênero favorito, mas sem ser um calhamaço. Se você já está em um ritmo bom, arrisque em um gênero que você não está acostumado para aguçar sua curiosidade. E também: tenha em mente que um livro muito grosso, com muitas páginas interfere na quantidade de livros que você deseja ler no mês.
Separe metas para as suas leituras
Colocar metas mensais pode ser uma estratégia bacana para montar um cronograma de leitura. Mas, o que seria esse cronograma? Lembra do tempinho que você separou na dica um? Então, de acordo com o quanto você acha que consegue ler durante o dia você pode montar metas de quantos livros por mês você lerá.
Mas, sempre baseado na realidade, viu? Criar metas na organização de leituras também pode criar expectativas. Por isso, minha dica dentro da dica é não criar metas muito difíceis. Se você tem pouco tempo para ler durante o dia, não coloque muitos livros na sua meta. Pode ser frustrante e te desestimular. E não queremos isso, certo?
Crie listas
Eu sou uma pessoa muito visual, por isso, quando eu listo as coisas no papel minha produtividade aumenta. Com os livros não é diferente. Eu gosto de listar os livros que tenho na estante, os que li no mês, os que quero ler… Listas são as minhas melhores amigas.
Se você é como eu, comece sua lista para ontem. Você pode fazer algo simples, como uma lista de livros que você quer ler no mês. E ir dando aquele check maroto quando for terminando. Mas, se você nunca tentou as listas, essa dica também é para você. Monte sua lista e veja se funciona (vale papel ou celular, o que for mais confortável para você).
Onde listar
Desde o final do ano passado, tenho aprendido cada vez mais a me aproveitar das ferramentas Google para organizar diferentes áreas da vida. Assim, tenho uma planilha em construção de todos os livros que tenho na estante. Mas, como toma muito tempo fazê-la, ainda está longe de ser completa. O Google ainda tem o aplicativo Keep que é bem funcional para listas. Ainda assim, nada o impede de construir um simples Doc.
No entanto, você também pode se organizar dentro de apps da comunidade de leitores. O Skoob tem uma aba de Quero Ler, na qual você pode listar os livros não lidos da sua estante, por exemplo, e tirá-los de lá quando completar a leitura. De outro lado, o Goodreads também deixa você organizar suas leituras feitas ou desejadas duma forma bem fluida (a única coisa ruim é que a plataforma é toda em inglês).
Opções não faltam.
A principal dica de organização de leituras: respeite o seu momento.
Todas dicas dadas até agora tem o objetivo de construir uma base de incentivo para que você leia mais e conheça novas leituras. Mesmo assim, sempre existirão épocas em que passaremos longe dos livros. E está tudo bem. Nós precisamos respeitar nosso momento sempre. Lermos o que quisermos ler. E, olha, não tenha medo de abandonar um livro. Acontece. O principal é tentar.
Com todas essas dicas em mente, fica mais fácil de tentar, não é mesmo? Tentem (eu estarei aqui também) e me contem como vai a organização de leitura de vocês.