Elena Ferrante
Literatura

Quem é Elena Ferrante e porque você precisa conhecê-la

Se tem um mistério literário que deixa o mercado editorial alvoroçado, é o rosto por trás do pseudônimo Elena Ferrante. A escritora italiana se tornou um fenômeno mundial com a tetralogia napolitana, que conta a história de duas amigas desde a infância a vida adulta na cidade de Nápoles. Ela, inclusive, se tornou uma série da HBO, que atualmente tem duas temporadas.

Quem é Elena Ferrante?

A questão principal aqui é: quem é Elena Ferrante? O jornalista Claudio Gatti, em 2016, tentou desmascará-la e declarou em sua investigação que Anita Raja, uma tradutora e esposa do escritor Domenico Starnone, seria a identidade real de Ferrante. Anita, é claro, negou tudo, mas muitas teorias da conspiração surgiram em volta da notícia, como o próprio Domenico ser a escritora, ou ainda que o casal trabalha nos livros juntos.

Eu, Isabella, não consigo imaginar que os livros de Elena ferrante sejam escritos por um homem. Ela mergulha tão fundo na psiqué feminina que me soa um pouco surreal que por trás das páginas de A Amiga Genial ou de – e principalmente – Dias de Abandono esteja um homem. Eu posso, é claro, estar errada. Ainda assim, continuo torcendo para que Elena seja uma mulher. Afinal, as mulheres merecem passar no hall da literatura mundial com uma grande autora como ela, fazendo companhia para outros grandes nomes como Virginia Woolf ou Clarice Lispector.

Mas só seu pseudônimo garante o sucesso?

Eu acredito que não. O mistério do pseudônimo é simplesmente um convite. Ferrante escreve de maneira voraz, com realidade na ponta do lápis, sem medo de chocar. Ela explora de um jeito único a mente da mulher e faz questão de lembrar a todos que somos humanas e que a perfeição é uma ilusão.

Além disso, seu maior e constante personagem: Nápoles. A cidade traz para a escrita de Ferrante mais uma característica que a distingue dos demais escritores porque molda problemas sociais que influenciam na vida dos outros personagens. Mesmo assim, todos os problemas e situações napolitanas podem acontecer bem aí, na sua casa ou com o seu vizinho. Conseguir essa simultaneidade é mais um ponto incrível da escrita de Elena Ferrante.

As publicações de Elena Ferrante

Aqui no Brasil, seus livros são publicados por duas editoras: a Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, e a Intrínseca.

Pela Biblioteca Azul:

Pela Intrínseca:

Nem tudo são flores…

Obviamente, não é possível agradar a todos. Existem pessoas que não gostam da escrita da autora, ou de suas histórias. Elas podem ser ásperas e difíceis de engolir e enquanto para uns isso é instigante, para outros tornam a leitura pesada e complexa.

Apesar disso, não é possível negar que Elena Ferrante é um fenômeno literário mundial. E, modéstia a parte, uma das minhas escritoras favoritas. Esse post é um convite para que você a conheça um pouco mais e mergulhe na vida das mulheres napolitanas. Vamos?


Leia Também: Resenha – Dias de Abandono

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *