Avril Lavigne e as músicas sobre apoio, força e identificação
Eu me lembro que no meus singelos nove anos de idade eu ouvia Complicated nas rádios e tentava cantar junto – com um inglês bem pobre – e me achava a rainha do rock porque, obviamente, eu estava ouvindo Avril Lavigne. Ela representava aquela rebeldia adolescente (no meu caso, pré) que mostrava que uma menina podia ser outra coisa além de princesa pop.
De lá para cá, passaram-se quinze anos e a cantora canadense que começou no gospel completou 34 anos e liberou seu mais novo trabalho, com a estreia do single Head Above Water. A música, que já ganhou uma performance linda no programa do Jimmy Kimmel, estreou em quatro paradas da Billboard.
O novo single fala sobre a batalha da cantora contra a doença de Lymme e tem inspirado muitas pessoas ao redor do mundo. Consequentemente, o clipe só aumentou a admiração pela música. Em um espaço marítimo incrível e belíssimo, Avril Lavigne traz Head Above Water vestida de branco, se misturando ao céu nublado.
Mas essa não é a primeira vez que Avril fala com nossos corações de maneira tão direta. Aqui estão outras cinco músicas que, com certeza, deixou uma marca e ainda ajudam nos momentos mais difíceis.
I’m With You
Foi trilha sonora de novela e presença constante nas rádios lá por 2003, 2004. I’m With You não saía das nossas cabeças. Esse apelo, pedido de ajuda, representa muitos outros na cabeça de milhões de pessoas.
Innocence
Apesar de o clipe mostrar a frustração de uma menina que vê seu crush com outro, Innocence pode ser bem mais que isso.
https://www.youtube.com/watch?v=8xoG0Xv3vs0
Alice
Música de trilha sonora conta? Mas é claro! Alice foi feita para compor a trilha de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. E é uma daquelas músicas que mereciam mais atenção – underrated que chama, né? -, mas que ajuda a gente a respirar, cantando a plenos pulmões, e se reerguer.
Anything But Ordinary
Quando a música ajuda por identificação, sabe? Todas as nossas dúvidas e nossos anseios estão em Anything But Ordinary. Especialmente durante a adolescência.
Keep Holding On
Não preciso explicar o porquê fecho a lista com esse hino, né? Também feita para uma trilha sonora, de Eragon, Keep Holding On traz uma mensagem linda e impactante sobre apoio e força.
Como poucas cantoras atuais, Avril Lavigne consegue a cada novo trabalho achar um, dois, três, vários jeitos de falar com a nossa alma em letras e melodias que parecem ler exatamente o que sentimos. Não dá para evitar a sensação de catarse.
O trabalho da cantora canadense pode ter mudado muito durante esses quase vinte anos de carreira, mas essa essência permanece. E nós só temos a agradecer por isso.