Filmes,  Literatura

Ed & Lorraine Warren: livro e filmes

Ed e Lorraine Warren poderiam ter sido um casal simpático de vizinhos sem nenhum mistério, mas a vida deles girou em torno de atividades um tanto mais sobrenaturais do que o esperado. O casal de demonologistas foi procurado por muitas pessoas para ajudar a desvendar situações macabras durante as décadas de 1970 e 1980.

O Livro

capa-ed-e-lorraine-warren

Nesse ano, a Darkside Books trouxe para o catálogo editorial mais aterrorizante do país as memórias e experiências, dando destaque aos casos mais famosos, do casal Warren. Organizado e redigido por Gerald Britle em 1980, Ed e Lorraine Warren: Demonologistas foi composto por depoimentos e material exclusivo cedido pelo casal e acabou considerado como um dos livros mais assustador do mundo pelo público.

De fato, a edição brasileira está incrível. Os fãs do terror não poderiam ficar mais felizes. Além dos relatos, muito bem escritos, o livro conta com fotografias tanto do casal, quanto das famílias que foram ajudadas nos casos. Cada capítulo traz um novo relato, um novo caso e apresenta um novo tipo de atividade, espírito ou manifestação (não necessariamente separados).

Esse registro é a prova de que não são precisos efeitos visuais intensos, músicas sinistras ao fundo ou gritos desesperados para que seus cabelos do braço se arrepiem. Uma boa história bem desenvolvida pode fazer o mesmo – ou até mais! – e esse é justamente o caso do trabalho de Gerald Brittle. Embora não seja o meu tipo de leitura preferida ou mais confortável, é uma obra incrível que instrui e assusta qualquer curioso ou interessado acerca do sobrenatural e, consequentemente, obrigatória na estante de cada um deles.

Curiosidades: No site da editora Darkside, nós podemos encontrar uma gravação de atividade poltergeist feita pelos Warren em um dos seus casos! Se você é corajoso, é só clicar aqui. Eu confesso que não cheguei nem perto! Além disso, eles montaram uma playlist bem bacana no Spotify para nós escutarmos durante a leitura. Você pode ouvi-la nessa página, if you dare so.

Os Filmes

posters

Recentemente, James Wan comandou dois filmes de terror aclamados pela crítica e pelo público: Invocação do Mal 1 e 2. E o que isso tem a ver com os Warren? Tudo, caso você não saiba. Eles são os protagonistas que vão ajudar famílias que são perturbadas por atividades paranormais e procuram descobrir com o que exatamente estão lidando ali. No primeiro filme, os Warren conhecem o casal Ron Livinston e Lili Taylor, que se mudou para Harrisville com suas cinco filhas. Todos começam a presenciar momentos de sustos e horror, em especial a mãe, quando resolvem contactar o casal, que inicialmente acha que eles estão exagerando, mas acabam cedendo e descobrindo que estavam muito errados. No segundo filme, por sua vez, os Warren atravessam o oceano e precisam ajudar uma família na Ingalterra sete anos depois dos acontecimentos do primeiro filme. Se no primeiro precisaram lidar com um espírito mais que mal intencionado, aqui eles tem que lidar com uma atividade poltergeist muito forte.

Entre os dois filmes citados acima, foi lançado o spin-off Anabelle, que conta a história de origem da boneca assustadora que atormenta a filha do casal no primeiro Invocação do Mal. No filme, a boneca é um presente de um casal que está prestes a ter uma filha e que acaba influenciada por causa de um assassinato realizado por um casal que frequentava um culto satânico. Na vida real, no entanto, a boneca pertencia a uma jovem enfermeira que morava com uma amiga e teve que presenciar situações estranhas por causa da boneca, que envolviam a locomoção da mesma sozinha. O casal Warren acabou descobrindo que uma entidade demoníaca usava a boneca para praticar o seu mal.

Outros filmes foram inspirados pelos casos dos Warren, como o famoso Amityville (que tem resenha aqui no blog), que gerou o filme de 1979 Horror em Amityville, muitos outros produtos, incluindo o remake de 2005 e o documentário de um dos filhos da família Lutz sobre o seu passado em Amityville (My Amityville Horror). Há ainda outros casos que geraram adaptações cinematográficas, como Evocando Espíritos (2009) e A Casa das Almas Perdidas (1991). Quem aí já preparou a pipoca? E quem aí, como eu, já morreu de medo antes de apertar o play?

Ficha Técnica:

Título: Ed e Lorraine: Demonologistas | Autor: Gerald Brittle | Tradução: Giovanna Louise Libralon | Páginas: 272 | Editora: Darkside Books | ISBN-13: 9788594540164 | ISBN-10: 8594540167 | Ano: 1980 | Adicione ao: Skoob – Goodreads

Compre aqui: http://amzn.to/2ftfEp5


Obs: Se vocês comprarem com o link desta postagem, nós recebemos uma pequena parte do valor e vocês ajudam o Anatomia Pop a crescer. Obrigada!

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *