Literatura

6 motivos para ler O Circo Mecânico Tresaulti

Quando vi que Circo Mecânico Tresaulti era uma das possibilidades de pedido na parceria com a Darkside, não pude deixar de pedi-lo. Um livro lindo, sobre circo em um mundo pós-guerra, talvez até mesmo pós-apocalíptico, e ilustrado? Count me in!

Os motivos para pedir o titulo de Genevieve Valentine, no entanto, só vieram durante a leitura. Um a um, pagina após página, fui me apaixonando por ele. Venho aqui te dar alguns motivos disso.

Primeiramente, a história de Circo Mecânico Tresaulti é destoante.

Escrever sobre um mundo que se passa depois de um evento catastrófico, que praticamente destrói o planeta, nunca é fácil. Imagina, então, adicionar o elemento circense na história, levantando toda a questão do precisamos de artes? O mundo está acabando!. E só pra complicar, envolva magia, mecânica e tempo no enredo. Esta aí. Só o conteúdo por alto desperta interesse e ao ser lido te prende e emociona.

O Circo Mecânico Tresaulti

Ter a a sensação de que está ouvindo uma historia de vô, daquelas que ele conta quando vamos dormir, com alguns toques de maturidade.

Enquanto lemos, temos a sensação de que estamos sentados em uma varanda num dia de frio sob o céu estrelado, tomando um chocolate quente. A cada acontecimento, nosso narrador emite uma opinião ou uma lembrança – ou os dois – que dizem mais sobre a história do que podemos imaginar. As frases transbordam uma nostalgia gostosa que, apesar de ser fictícia, nos coloca dentro do Circo Tresaulti, como se tivéssemos presenciado tudo aquilo, tim-tim por tim-tim. A ordem cronológica do tempo, inclusive, não é uma prioridade, o que deixa a história mais propensa a prender o leitor.

Você entrará em um labirinto literário e precisará montar um quebra cabeça. Ao mesmo tempo.

A preferência pela desordem cronológica é especial. Temos um caminho misterioso a nossa frente enquanto lemos, que nos fornece pedacinho a pedacinho, que não necessariamente se encaixam de imediato, uma história incrível. Cada personagem é descoberto pouco a pouco, através da visão do narrador que oscila entre onisciente e personagem, e nos é revelado uma profundidade enorme de cada um deles. O importante é ativar a sua memória e absorver o máximo de informação possível.

O Circo Mecânico Tresaulti

Ainda temos uma trama maior.

Apesar de cada personagem ser apresentado quando o narrador bem  entende, estamos sendo guiados em uma narrativa não-linear para um confronto maior e mais perigoso que mexerá com a estrutura do circo definitivamente. A habilidade da autora em equilibrar a história dos personagens, sem deixar de prender o leitor, somada a construir uma história maior complementar faz com que o livro seja ainda mais incrível.

As ilustrações são um toque incrível a obra.

Sim, você pode se perder um pouco – ou bastante – na leitura do livro. As ilustrações que estão ali só ajudam o leitor a visualizar melhor a atmosfera dos personagens tão fantásticos que Genevieve criou. Além disso, são um trabalho primoroso de Wesley Rodrigues, que não inundam a obra tornando-a uma graphic novel, mas ambiental o leitor num espetáculo circense em pequenas doses.

O Circo Mecânico Tresaulti

A edição fecha ainda mais com a inserção do leitor no ambiente circense, catastrófico e simultaneamente antigo.

O trabalho da editora deixou o Circo mais vivo na mente do leitor, aliado às ilustrações, ao mesmo tempo em que destaca a beleza da companhia nômade. Me lembrou as engrenagens de um relógio antigo, que me remeteu na hora a oficina de Boss. Tudo está muito bem simbolizado e finalizado – gente, a capa tem textura 3D.

Então? Gostou? Precisa de mais motivos? Não, né? O Circo Mecânico Tresaulti é mais que uma boa história é uma obra de arte literária que só faz os amantes de livros se tornarem cada vez mais apaixonados por literatura.

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *