Literatura,  Resenhas

Resenha | O Tempo Entre Costuras, de María Dueñas

Uma das minhas últimas leituras foi O Tempo Entre Costuras, da autora espanhola María Dueñas, que esteve no Brasil há pouco tempo para divulgar seu mais novo lançamento Destino La Templanza. O primeiro romance que ela escreveu estava estacionada na minha estante há alguns anos porque, confesso, O Tempo Entre Costuras me assustava um pouco pelo tamanho. O coitado esperou, mas foi lido! Vamos à história, então?

otec4_mini

O Tempo Entre Costuras nos conta a história de Sira Quiroga, uma simples costureira que cresceu com a mãe solteira na Madrid dos anos 1930, pré, durante e pós Guerra Civil. A menina ingênua e desesperançosa que Sira era em Madrid, foi de dissolvendo no Marrocos. E como ela foi parar no Marrocos? Cega de amor, é claro. Mas o amor que a leva para lá não é o foco do resto da história e, sim, o que acontece depois. Sira precisa se virar nos trinta para se reerguer e reorganizar sua vida, destruída pelo tal amor. E, obviamente, a costura irá mudar a sua vida. Como? A melhor camuflagem e oportunidade.

Graças a um pequeno ateliê, ela encontra uma freguesa que mudará a sua vida. A britânica Rosalinda Fox, amante do ministro franquista de Assuntos Exteriores, Juan Luis Biegbeder, transfere Sira para uma vida de espionagem e missões um tanto perigosa, que aquela garota de Madrid jamais sonharia participar. Ela vive uma verdadeira aventura de 007 – com menos ação, mas todo segredo – em meio à duas grandes guerras europeias. Era preciso que ela escolhesse um lado para trabalhar: sua pátria ou o lado dos seus melhores amigos? A ditadura franquista ou os países Aliados?

otec2_mini

Uma coisa me incomodou nessa leitura, tanto que eu precisei compartilhar por aqui. A Sira é uma personagem um pouco apática para mim. Ela tem toda essa confusão acontecendo na vida e tudo o que ela nos passa é vácuo e indiferença. Tudo parece ser mais simples do que realmente é, ou pelo menos que não tem tanta importância para ela. Eu esperava saber mais sobre o que ela sentia e pensava uma vez que o livro é todo narrado pela personagem. Mas ela se perde em devaneios descritivos excessivos dos locais por onde passa, que ao meu ver foram desnecessários e que eu passei a pular logo de início.

De resto, a história é muito boa. Uma das primeiras histórias espanholas que vejo que escolheu deixar a Guerra Civil como plano de fundo. Os outros personagens se fazem mais interessantes, em especial Rosalinda Fox. A escrita de Dueñas é muito boa, fluindo de maneira gostosa, e sua montagem, com todos os fatos históricos, ficou impecável. Era impossível de se perder do que estava acontecendo no mundo. E para completar, a editora Planeta fez uma edição lindíssima do livro, com fotos dos lugares por onde Sira passou e folhas amareladas. Linda, linda.

otec3_mini

Uma pena realmente que eu não tenha gostado da personagem principal. O Tempo Entre Costuras é aquele tipo de obra completo, criativo, bem escrito e com bom desenvolvimento – a parte da protagonista. Mas deixo a seu cargo descobrir se gostaram mais de Sira do que eu. Espero que sim. Depois comentem aqui o que acharam.

Ficha Técnica:

Título: O Tempo Entre Costuras | Autora: María Dueñas | Páginas: 480 | Editora: Planeta | ISBN-13: 9788576655435 | ISBN-10: 8576655438 | Ano: 2010 | Adicione ao: Skoob – Goodreads

Compre aqui: http://amzn.to/2hqQYyU

Imagens: antigo blog Andanças e Devaneios

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *