Música

Lista: 10 artistas que saíram de suas bandas para seguir carreira solo

Após o anúncio, na madrugada da última segunda (19), de que Camila Cabello deixaria o grupo Fifth Harmony para seguir carreira solo (leia aqui), um alvoroço invadiu a internet.  Muitos fãs escreveram mensagens de tristeza em redes sociais, afirmando que seus corações estavam partidos e que não sabiam como lidar com a notícia.

Bem, essa não foi a primeira e (infelizmente?) não será a última vez que um integrante decide seguir o próprio caminho. Muitos artistas, inclusive, fazem tanto sucesso sozinhos que o público até esquece que, originalmente, fizeram parte de bandas. Confira alguns deles no nosso Top 10!

1- NICOLE SCHERZINGER 
Grupo: The Pussycat Dolls

Em 2010, Nicole anunciou sua saída das PCD. Ela era a última integrante da formação original, já que, no ano anterior, outras quatro meninas também abandonaram o grupo. A voz de Scherzinger aparece em diversas colaborações, como Heartbeat, Come to me Mona Lisa Smile. Em carreira solo, Nicole lançou dois álbuns: ‘Killer Love’ (2011) e ‘Big Fat Lie’ (2014), os quais incluem hits como Baby Love Don’t Hold Your Breath. A cantora também foi jurada no programa britânico The X-Factor.

2- FERGIE
Grupo: Black Eyed Peas

Após alcançar sucesso internacional com o BEP, Fergie decidiu, em 2006, lançar carreira solo. London Bridge, Big Girls Don’t Cry e Fergalicious são alguns de seus maiores hits e renderam diversos prêmios à cantora.

3- RICKY MARTIN
Grupo: Menudo

Canta? Dança? Grita? Uô uô-ô! Para o porto-riquenho, o sucesso internacional só veio sete anos após sair da banda Menudo. Em 1996, o cantor estourou nas paradas latinas com Maria e, no ano seguinte, com Livin’ La Vida Loca – música que é considerada até hoje um de seus maiores hits. Ricky também participou dos musicais ‘Evita’ e ‘Les Misérables’, na Broadway. Outros destaques foram o lançamento de sua autobiografia, a atuação como jurado no programa ‘The Voice’ australiano e sua escolha como intérprete do tema oficial da Copa do Mundo de 1998 – a canção La Copa de la Vida.

4- BEYONCÉ
Grupo: Destiny’s Child

A cantora-atriz-produtora-rainha foi a única integrante da formação original das Destiny’s Child que permaneceu até o fim do grupo, em 2006. Beyoncé lançou sua carreira solo durante uma pausa do trio, entre 2002 e 2003.  Dangerously in Love‘, seu primeiro álbum, estreou no topo da Billboard, vendendo mais de 300 mil cópias apenas na semana de lançamento. O CD, que inclui o hit Crazy in Love, parceria com Jay Z, rendeu à cantora cinco Grammy Awards em 2004.

Beyoncé também participou como atriz dos filmes ‘A Pantera Cor-de-Rosa’ (2006), ‘Dreamgirls’ (2006), ‘Cadillac Records’ (2008) e ‘Obsessed’ (2008). Seu trabalho mais recente, o álbum visual Lemonade (2016), foi exibido na HBO em formato de um curta-metragem de 60 minutos de duração. Logo em seguida, as faixas e os respectivos clipes foram disponibilizados na plataforma Tidal – criada, entre outros artistas, por ela e Jay Z.

5- IVETE SANGALO
Grupo: Banda Eva

A rainha da Bahia e do Brasil alcançou as paradas de sucesso quando ainda era a vocalista da Banda Eva, na década de 90. Com hits como Eva, Beleza Rara, Arerê Levada Louca, o grupo entrou para a história da música brasileira: seu CD ‘Banda Eva Ao Vivo’ vendeu mais de 2 milhões de exemplares. Em 1999, a voz rouca e o talento natural de Ivete tornaram-se grandes demais para o grupo, e ela, então, lançou seu primeiro álbum em carreira solo, o homônimo ‘Ivete Sangalo’. Dele, saíram sucessos como Canibal e Se eu não te amasse tanto assim. 

https://www.youtube.com/watch?v=bnbEArwhx6A

 6- GWEN STEFANI
Grupo: No Doubt

Após o suicídio de um dos integrantes, em 1987, e a saída de outro, no mesmo ano, Gwen assumiu os vocais do grupo. Formado originalmente para ser cover de uma banda britânica, o No Doubt começou a fazer sucesso só em seu terceiro álbum, ‘Tragic Kingdom’ (1995), cujas músicas retratavam, em maioria, o fim do relacionamento de Gwen com Tony Kanal, também membro da banda. O single Just a Girl levou o grupo ao sucesso de vendas, seguido por Spiderwebs e o clássico da sofrência Don’t Speak. A banda foi indicada ao Grammy Awards e lançou mais quatro CDs.

Em 2004, Gwen lançou seu primeiro álbum solo: ‘Love. Angel. Music. Baby.’, que mistura pop e música dance dos anos 80, com influências, também, da cultura japonesa. Esse CD deu origem a hits como Rich Girl, Hollaback Girl e Cool. Houve lançamento de mais dois álbuns – ‘The Sweet Escape’ (2006) e ‘The Truth About Love’ (2016). Além de estilista – Gwen cria as próprias roupas desde a época do No Doubt e é dona de uma marca chamada L.A.M.B -, a cantora também participou como jurada no programa estadounidense ‘The Voice’.

7-THIAGUINHO
Grupo: Exaltasamba

Após participar do reality show ‘Fama’, exibido pela Rede Globo em 2002, o cantor foi convidado para fazer parte do grupo de pagode Exaltasamba. Ao lado de Péricles, era responsável pelos vocais. Em 2012, Thiaguinho decidiu seguir seu próprio caminho; seu álbum de estreia, ‘Ousadia&Alegria’ (2012), gerou boa repercussão. Dele, surgiram Buquê de Flores, Sou o Cara pra Você Ousadia & Alegria, que contou com a participação do jogador Neymar.

https://www.youtube.com/watch?v=ci6MhMq7xuM

8- ZAYN MALIK
Grupo: One Direction

Formada no programa britânico ‘The X-Factor’, em 2010, a boy band tinha a receita para o sucesso e não foi à toa que alcançou o topo dos recordes mundiais – literalmente, já que o grupo entrou para o Guinness por serem os primeiros britânicos a permanecerem por mais de 15 semanas consecutivas no topo da Billboard 200. No início de 2015, Zayn anunciou sua saída do 1D. A banda permaneceu ativa por mais alguns meses e lançou, inclusive, um novo CD, mas revelou, em meados do mesmo ano, que faria uma pausa.

Para seu primeiro álbum, ‘Mind of Mine’ (2016), Zayn revelou que se inspirou nas experiências de vida pelas quais passou. O hit de estreia, Pillowtalk, alcançou sucesso significativo ao redor do mundo. Há algumas semanas (09/12), foi liberada a música I Don’t Wanna Live Forever, parceria de Zayn com Taylor Swift para a trilha sonora do filme Cinquenta Tons Mais Escuros, que estreia nos cinemas em 2017.

9- NICK JONAS
Grupo: Jonas Brothers

Desde que era um jovenzinho da Disney, sempre acreditamos em seu potencial (e que potencial, não é mesmo?). Foram os passos de Nick que deram origem à banda. Quando criança, o cantor fora abordado por um empresário e começou a fazer pequenas performances na Broadway. As músicas de Nick chegaram a algumas gravadoras, mas os executivos não aprovaram que sua voz fosse a única nas canções. Como alternativa, surgiu o grupo Jonas Brothers, que lançou quatro álbuns até 2013, quando se separou.

Desde então, Nick já lançou dois álbuns, um homônimo, de 2014, e ‘Last Year Was Complicated’, de 2016. Diferentemente do projeto com seus irmãos, um som que tendia ao pop rock, a carreira do cantor é mais voltada para o R&B, como pode ser percebido nas músicas Chains, Jealous e Close.

10- JUSTIN TIMBERLAKE
Grupo: *NSYNC

Acharam MESMO que nos esqueceríamos dele? Bobinhos.
Mesmo quando causava suspiros um tanto quanto duvidosos com aquele cabelo por aí, JT já era símbolo de sucesso. Com a boy band *NSYNC, Justin conquistou o mundo no fim dos anos 90. O grupo, assim como os Backstreet Boys, passou por problemas judiciais com seu empresário da época, mas isso não impediu a ascensão ao pop. Os hits I Want You Back, Tearin’ Up My Heart, It’s Gonna Be Me Bye Bye Bye, entre outros, marcaram a história da banda, que encerrou suas atividades em 2002.

Justin é um artista completo: é cantor, ator, produtor e compositor, além de dublador, dançarino, instrumentista e empresário. Ufa! Seu primeiro álbum solo, ‘Justified’ (2002), vendeu mais de 7 milhões de cópias e foi responsável por músicas como Cry Me a River Rock Your Body. Do segundo CD, vieram SexyBack, My love What Goes Around…Comes Around.

Em universos paralelos, Débora é médica, comissária de bordo, diplomata, cantora e atriz, mas, no planeta Terra, tenta entender a vida e viajar pelo mundo. É formada em Letras, mas também estudante de Jornalismo. Rainha das escolhas erradas e dos memes certos. Uma sagitariana cujo ascendente em gêmeos faz com que ela avalie o pró e o contra de cada detalhe, pensando dez passos à frente, mas decidindo dez passos atrás. Reconhece qualquer música que conheça pelos primeiros acordes, tem uma relação de amor e ódio com Shonda Rhimes, não gosta de café. Ah, mantém um relacionamento sério com o Adam Brody, apesar de ele (ainda) não saber disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *