Pega a Pipoca | ‘A Incrível Jessica James’: um ótimo filme de auto-ajuda sem querer querendo
Quando a gente é adolescente, tudo o que queremos é ser adulto, ter nossa independência, não responder a ninguém. Mal sabemos nós que, quando o momento finalmente chega, a gente vai estar mais perdido que o Wally. Podemos até morar sozinhos e chegar a hora que bem entendemos, mas as responsabilidades batem à nossa porta o tempo todo. Por isso, te pergunto: onde ficam os sonhos? O sonho de Jessica James era ser A dramaturga, ganhadora de Tony’s, melhor amiga da Oprah. Se, por acaso, seu namorado Damon estivesse ao seu lado na época, melhor ainda.
Mas em seus vinte e alguns anos, Jessica mora em um bairro popular de Nova York, intercala seu trabalho de professora de teatro para crianças com bicos inusitados e vai a encontros com homens que não conhece tentando esquecer seu ex, aquele Damon. Pois então, a vida, ela não está muito lá o que ela sonhava durante a faculdade. Em meio a cartas de rejeição para suas peças, ela consegue fazer algo que muitos de nós não conseguimos: ser fiel a si mesma, não desistir e se manter honesta.
O título do filme não é à toa. Jessica é com toda certeza incrível, como consequência quase óbvia, o filme também é. Despretensioso, ele mostra muitos pontos legais e bastante atuais através de uma personagem só. Tá, vai, um pouco nos outros também. Só que Jessica é tão singular e tão representativa que fica difícil de ser ofuscada. Para começar, ela, apesar de estar na fossa, tenta conhecer novos caras e seus encontros são hilários. Pura honestidade para mostrar para a gente o quanto nos nos mascaramos nessas situações. Jessica é sincera consigo mesma – e com os coitados dos caras também. Mas quem sabe não vai aparecer alguém que prefira esse jeito?! Além disso, essa honestidade extrapola os mimimis da sociedade e ela diz o que às vezes nós estamos gritando por dentro.
Ela se empenha e sua determinação deixa muitos de nós no chinelo. Na sociedade em que vivemos, dizem que o segredo para o sucesso é o esforço, definindo a famosa meritocracia. Contudo, sabemos que não é bem assim. Veja bem, a mágica reside em achar os pontos bons naquilo que você já faz. Jessica trata daquelas crianças como uma melhor amiga, se tornando aquele tipo de professora que você com certeza queria ter tido. Embora não seja o Tony, o sorriso delas é um prêmio tão incrível quanto ela. E, vai por mim, para a gente também seria.
Jessica traz uma ponta de esperança para todos nós, perdidos nas crises existenciais pós-faculdade – assim como ela, inclusive -, e podia ser a próxima representante da moda ‘Keep Calm’. A Incrível Jessica Jones é um filme simples, sem um elenco super famoso, mas certeiro é bem divertido de se ver. É um filme que passa a mão sobre a sua cabeça e te fala: calma, respira fundo, vai ficar tudo bem. Então, obrigada, Jessica.
Confira o trailer: [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=zEkYAzSpHnA[/embedyt]
[wp-review id=”2966″]