Literatura,  Resenhas

5 motivos para ler Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos, um dos livros mais recentes da linha DarkLove da DarkSide Books, foi o pontapé da autora Clare Vanderpool no mundo editorial. Nele nós conhecemos Abilene Tucker, uma menina de doze anos que é deixada por seu pai aos cuidados de um amigo de sua antiga cidade, Manifest. Ela não entende bem como foi a passagem de seu pai por aquela parte do Kansas e está determinada a descobrir durante a sua estadia de verão. O que ela não espera é que a história da cidade, a do seu pai, há 20 anos atrás, esconde muitos segredos. A história de Abilene Tucker não demora a te conquista.

Se você curte um mistério, veio ao lugar certo

Abilene acaba bancando a detetive, explora caminhos e pistas deixadas por um menino, Jinx, que vivia na cidade da época. Com a ajuda de suas amigas Lettie e Ruthanne, a menina encontra figuras suspeitas, soturnas e quietas demais, lendas sobre uma criatura que habita os boques nos limites da cidade e corrupções que desafiam o governo e a moral. São quebra-cabeças um atrás do outro que deixam o leitor bem ocupado e intrigado.

Apaixonado pelo clima dos filmes dos anos 80, com o protagonismo infantil cheio de aventuras?

O livro é dividido em duas partes: 1936, com Abilene e suas amigas, e 1918, com Jinx e suas mirabolâncias. Assim, nós somos inseridos numa atmosfera bem legal e semelhante aos clássicos dos anos 80. Sabe as crianças descendo as ruas de bicicleta? Aqui elas correm, sobem em árvores, acompanham os trilhos – era meio difícil colocar as mãos numa bicicleta na Depressão – e dão um toque de curiosidade e aventura que baseiam a história.

Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos é ficção histórica lacradora do início ao fim

O cenário histórico de Minha Vida Fora dos Trilhos é muito rico. A autora soube explorar bem o panorama dos Estados Unidos das duas décadas. A Primeira Guerra Mundial domina o humor da Manifest de 1918, assim como segmentos do Ku Klux Kan no estado do Kansas, especialmente focado no movimento anti-imigração. Este é mais um fato de construção do enredo bem interessante: Manifest é povoada por imigrantes de várias nacionalidades que trazem uma interculturalidade bem peculiar que enriquece a história.

Uma cronologia mega interessante

Muitos livros gostam de pular no tempo, às vezes em alguns dias, meses ou anos, outros já gostam de impactar com décadas até séculos. Vanderpool escolheu as décadas e fez a transição temporal de uma maneira bem especial. Cuidado que lá vem spoiler! A vidente da cidade leva Abilene para 1918 através de suas visões – que acabam se confirmando através de cartas de um certo personagem e de uma coluna do jornal da cidade. Achei uma estratégia muito boa e envolvente.

Minha Vida Fora dos Trilhos

Leitura gostosa, sabe?

Somando isso tudo a escrita leve e fluída da autora, Minha Vida Fora dos Trilhos é um livro gostoso de ler. Abilene e Jinx são protagonistas que encantam a gente e nos deixam interessados por suas caçadas pela verdade e as tramoias para tirar vantagem, respectivamente, é claro. Leitura que dá aquele calorzinho no coração, que é amorzinho e original.

Se Clare Vanderpool já tinha conquistado nossos corações com Em Algum Lugar nas Estrelas, com Minha Vida Fora dos Trilhos ela assentou a terra e fincou raízes por lá. Livro mais que recomendado!

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *