Shonda Rhimes assina contrato com Netflix e deixa a rede ABC após 12 anos
A semana já começou cheia de forninhos, Giovana! Na madrugada desta segunda (14), o The Wall Street Journal anunciou que Shonda Rhimes – uma das roteiristas mais reconhecidas atualmente – está de casa nova. Ela assinou um contrato com a Netflix, abandonando, assim, a rede ABC, de qual fez parte por quase 15 anos. Consigo, ela leva a parceira criativa de longa década, Betsy Beers, uma das produtoras mais bem-sucedidas da última década.
“Shonda Rhimes é uma das maiores contadoras de histórias da televisão”, disse Ted Sarandos, responsável pelo conteúdo da Netflix, em uma nota. “Seu trabalho é potente, inovador, chocante, rompedor de tabus e quebra corações. Tive a chance de conhecer Shonda e ela é uma netflixer – ama TV e filmes, preocupa-se apaixonadamente com seu trabalho e entra isso no resultado para a audiência. Estamos muito animados em recebê-la na Netflix”.
E como ficam Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away With Murder?, você pode estar se perguntando.
A empresa de Rhimes, a Shondaland, começará a produzir conteúdo original para a rede de streaming, mas tudo em paralelo às séries que a alçaram ao coração do público. Ela continua comprometida em ser dona das noites de quinta-feira na ABC, sua prestigiada TGIT (Thank God It’s Thursday) – em especial, com a última temporada de Scandal.
A mudança de redes oferece a Rhimes chances de trabalhar com uma variedade de gêneros e formatos que estão além de um canal televisivo. Na Netflix, há mais liberdade criativa e flexibilidade – tanto na duração dos episódios quanto de cada série. E isso é atrativo para Shonda. A produtora já se consolidou na TV, quebrando barreiras, por exemplo, ao escalar mulheres negras como protagonistas em Scandal e How to Get Away With Murder.
Os planos estavam em andamento há meses. O contrato com a ABC expira em Junho de 2018. Rhimes avisou aos executivos da ABC sobre suas intenções de mudança – não para uma rival direta na TV, mas sim para um novo desafio na carreira. A essa altura, as discussões alcançaram um ponto que permitiram que Shonda fosse liberada mais cedo do contrato.
“Isso é o resultado de muitos planos que Ted Sarandos e eu construímos com base em como me vejo enquanto contadora de histórias e na evolução da minha empresa”, disse Rhimes. “Ted oferece um espaço destemido e bem delimitado para os criadores na Netflix”.
Betsy Beers também está empolgada com a mudança. “Sou uma grande fã de todo o time da Netflix. Criar conteúdo para nossos novos parceiros é um desafio animador. Sou agradecida a todos na ABC pelo apoio contínuo e mal posso esperar para começar esse novo capítulo”.
Cláusulas financeiras
Ao que tudo indica, a sede operacional da Shondaland continuará a ser os estúdios Sunset Gower, em Hollywood, onde Scandal e HTGAWM são gravadas. Os termos financeiros do contrato não foram revelados, mas estima-se que Rhimes, na ABC, ganhava 10 milhões de dólares por ano. Com certeza, a Netflix pagará uma quantia satisfatória.
Disney x Netflix
A confirmação do contrato veio à tona dias depois do conglomerado televisivo do qual a ABC faz parte anunciar seu próprio serviço de streaming, rompendo a parceria que mantinha com a Netflix desde 2012, o qual garantia um acordo de exclusividade para distribuição de conteúdo na plataforma online. Essa parceria dará aos clientes da Netflix acesso a conteúdos de peso, como os filmes da saga Star Wars e seriados com personagens da Marvel, incluindo, também, várias animações da Pixar.
O fim da parceria não deve afetar mercados fora dos Estados Unidos. No Brasil, a própria Netflix fez questão de se pronunciar acerca do assunto numa tentativa de acalmar seus assinantes, dizendo que esse tipo de acordo costuma ser local, e não global. “Sigo em um relacionamento sério com a Disney”, informou a empresa.