5 Filmes sobre rainhas que você precisa ver | Listas
Nosso Especial Rainhas começou! É muito comum lermos em livros de história da escola que o rei fulano de tal e o ciclano de tal fez isso e aquilo. Mas, nesse especial, nós quero falar sobre as rainhas e te indicar fontes para conhecer mais a história delas. Aqui vão alguns filmes sobre rainhas.
Vamos começar voltando bastante no tempo: Cleópatra.
Em 1963, Elizabeth Taylor eternizou a rainha do Egito no longo e incrível filme Cleópatra e apesar da história reconhecer a rainha do Egito mais famosa como uma mulher negra, o imaginário em torno dela tende a nos mostrar a bela feição de olhos azuis de Taylor.
O filme é bem longo, mas vale muito a pena. Com cenários e figurinos magníficos, as cinco horas e vinte – com o famoso “intermission”, quando as pessoas faziam um intervalo no cinema – passam mais rápido do que pensamos. Se a quantidade assustou, minha dica é dividir em um final de semana: no sábado a primeira parte e no domingo, a outra. É um clássico incrível que enfatiza os amores que regiam a vida da rainha.
Pulamos no tempo para a dinastia Tudor com ninguém mais, ninguém menos que a rainha Elizabeth e seus dois filmes – curiosamente Cate Blanchett foi escalada para interpretá-la em ambos.
Em 1998, Elizabeth trazia para os cinemas a história da Rainha Virgem, consagrando Blanchett como a atriz que ela é hoje. Nele, conhecemos todos os desafios que uma das rainhas mais marcantes da história teve que enfrentar para fazer a Inglaterra crescer e legitimar o seu reinado.
A segunda vez em que Cate Blanchett assumiu o papel de Elizabeth, já em 2007, mostrou-se mais sóbria e elegante que a primeira. Elizabeth – A Era de Ouro é bem mais impactante e traz uma rainha mais pura.
Nós pulamos alguns séculos para a França pré-revolução quando a jovem Maria Antonieta deixa a Áustria, seu lar, para casar com Luís XVI, herdeiro do trono francês. Com Kirsten Dunst como protagonista, sob a direção de Sofia Coppola, o filme de tons pastéis na Versailles que exala elegância demonstra como as paredes da corte francesa podem ser uma verdadeira prisão se você não se adequar.
Maria Antonieta narra toda a trajetória da última rainha da França pré-revolucionária. E é baseado na biografia escrita por Antonia Fraser. É um dos meus filmes favoritos da diretora e, particularmente, sou apaixonada pela trilha sonora e pela cena final.
Passando alguns séculos mais e chegamos em A Rainha, protagonizado por Helen Mirren como a rainha Elizabeth II no final dos anos 1990 com a morte da princesa Diana. Além de um show de interpretação, Helen Mirren fornece uma nova visão de quem é a dona do reinado mais duradouro do mundo.
Dica bônus: Na minha pesquisa, não consegui encontrar filmes sobre rainhas asiáticas ou africanas que fossem mais verídicos, mais fiéis à realidade. Então, decidi colocar como menção honrosa Além da Liberdade.
“A filha de um herói da independência da Birmânia volta ao país e é convidada para participar de um movimento pela democratização. Ela aceita, passa a ser perseguida pela ditadura local e é condenada à prisão domiciliar.” Fonte: Google
É um filme extremamente tocante, que mostra como a manifestação pacífica pode ser tão impactante ou mais ainda que qualquer violência.
Conhece alguns outros filmes sobre rainhas? Conta para a gente nos comentários.