Mundo Ghibli - Especial Anatômico
Especial Anatômico,  Filmes

O Mundo Ghibli: descobrindo a animação japonesa

Durante a minha infância, eu costumava ser frequentadora assídua das vídeo locadoras. Aposto que você também, não é? Esse espaço em extinção que – confessa -era melhor do que qualquer catálogo de streaming foi o espaço que me proporcionou meu primeiro contato com o Mundo Ghibli. Eu devia ter uns oito anos quando vi A Viagem de Chihiro e… Morri de medo.

A verdade é que minha mente Disney não estava preparada para o diferente das princesas, castelos e musicais. Desde então, nunca mais assisti nada do estúdio. Isso porque, na verdade, não sabia o que era o Estúdio Ghibli. Recentemente, no entanto, com o anúncio da entrada das obras de Hayao Miyazaki no catálogo da Netflix, fiquei tentada em mergulhar nesse universo da animação japonesa. Bom, são 21 filmes. Eu precisaria de tempo. E não é que a quarentena me deu muito, mas muito tempo? Pois então, combinei uma sessão de cinema a distância com as minhas amigas para zerarmos essa lista e conhecer esse estúdio diferente.

Primeiro, contudo, vamos falar um pouquinho sobre o que é o Estúdio Ghibli, como vai funcionar o projeto e tudo mais.

Mundo Ghibli: o que é, onde habita, sexta-feira no Globo Repórter.

Inaugurado em 1985, o Studio Ghibli nasceu da parceria entre Hayao Miyazaki e Isao Takahata no Japão. O primeiro longa oficial do estúdio foi O Castelo do Céu em 1986 – após o lançamento prévio de Nausicaä em 1984. Ambos alçaram os animadores a um reconhecimento considerável, tanto que seu filme seguinte, O Serviço de Entregas de Kiki (1989) foi o filme mais visto do ano no Japão, com 2,64 milhões de espectadores.

Mundo Ghibli

Com os anos seguintes, as animações do mundo ghibli se tornaram mais e mais conhecidas no país, sempre lotando as salas de cinema no país. Em 1997, contudo, Miyazaki e Takahata viram seu Studio granhar projeção internacional com a Princesa Mononoke. Desse ponto em diante na sua trajetória, eles ainda veriam uma animação sua vencedora do Urso de Ouro em Berlim e do Oscar nos Estados Unidos com A Viagem de Chihiro.

Se você quiser saber mais, confira o site oficial do Studio Ghibli no Brasil. Lá tem todos as novidades e detalhes sobre o mundo ghibli.

Como vai funcionar o Especial Anatômico?

Bom, primeiro vamos, obviamente, assistir aos filmes. Ao todo, disponíveis na Netflix, são 21 filmes que percorrem a cronologia do Studio Ghibli. A princípio, estamos vendo dois filmes por semana – sempre com modificações de cronograma se necessário. Por isso, já comecei os posts do especial com certa vantagem para qualquer margem de erro.

Depois deste post, teremos um post semanal falando sobre dois filmes vistos. Estamos vendo em ordem de lançamento, então saímos da década de 1980 e viajamos até 2014, com o último filme produzido pelo studio. Deu para perceber que será um projeto um pouco longo, né? Maaas, fica comigo, porque esse mundo é muito especial e vocês vão adorar conhecê-lo. Prometo.

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *