Wifi Ralph: Quebrando a Internet | Banho de nostalgia
Sabe aquela sensação quando você viu Os Vingadores com todos aqueles heróis, antes tão separados em seus filmes solos, reunidos na mesma tela? É uma mistura de ‘AAAH’, com ‘Isso aí!’ e mais um ‘Não to acreditando!’. Assistir Wifi Ralph traz a mesma vibe, o mesmo sentimento – principalmente se você foi uma criança Disney.
Na nova aventura de Vanellope e Ralph, a atmosfera dos anos 80 do Arcade é transportada para o presente com a badalada chegada da internet. O que foi em um timing perfeito porque o jogo de Vanellope, Corrida Doce, precisa de uma peça urgente, uma peça que só se acha no eBay. A dupla de amigos irá então embarcar em um novo mundo: o inédito e misterioso wifi.
Totalmente fora de seu habitat, Ralph se vê num espaço caótico, brilhante e em alta velocidade. Mergulhada no sonho que nem sabia que tinha, Vanellope se depara com um mundo inacreditável, apaixonante e de infinitas possibilidades. A internet passa a amizade dos dois de nível num upgrade tão grandioso quanto ela mesma.
Muitas, muitas mensagens
Como a maioria dos filmes da Disney, Wifi Ralph passa aquele ensinamento bacana para o seu público. Mas, no seu caso, se você parar para pensar um pouquinho porque Wifi Ralph é uma chuva de mensagens. A gente pode começar falando sobre enfrentar desafios em prol da necessidade – desbravar a internet depois de tanto tempo no Arcade não foi fácil. Esse mesmo motivo também mostra como conhecer um novo lugar pode revelar novas partes de você, partes até então desconhecidas. E, assim, apresentar desafios para a manutenção de uma amizade (mas só as verdadeiras ficam, não é?).
Essas são só as principais. Das extras não tem como não exaltar – com um leve spoiler – o momento de empoderamento das princesas. Lembram-se que no trailer elas questionaram Vanellope sobre ela ser uma princesa? Então, elas chegam a conclusão que sim quando perguntam se “todo mundo acha que tudo se resolveu para você depois que apareceu um homem fortão”. Pois então, quando o homem grandalhão se vê encrencado, são elas quem salvam o dia.
Wifi Ralph não foi feito para os moldes clássicos da Disney. Ele faz parte da nova geração com suas múltiplas mensagens, exercitando a subjetividade do público. Nós agradecemos.
Crianças de todas as idades
Tem se tornado cada vez mais comum que adultos apreciem animações. Com roteiros mais sofisticados e homorísticos, elas vem conquistando várias faixas etárias, mexendo com as nossas nostalgias , provocando a nossa catarse.
Wifi Ralph faz parte dessa nova leva com um diferencial: ela trabalha essas duas táticas. Quando Vanellope mergulha no mundo Disney na internet, nós somos levados a uma viagem no tempo. Ah, como eu ia adorar ter conhecido as princesas ao vivo na época em que era criança!
Além disso, a segunda forma de conquista mora na mensagem de amizade do filme. Há grandes chances de você já ter passado por momentos difíceis com um amigo em que a mudança é um grande ameaça. Baseado nesse obstáculo, Wifi Ralph faz malabarismo com a nossa catarse (porque falar que a gente se identifica só é pouco).
Vejam sim, vejam muito
Meu primeiro cinema de 2019, também conhecido como Wifi Ralph, é uma explosão de fofura, saudades e ensinamentos no meio de um gráfico bem bonito, detalhista e bem feito. Um prato cheio para quem cresceu assistindo Disney e para aqueles que buscam uma animação bacana. Definitivamente melhor que o primeiro filme, a sequência da aventura de Vanellope e Ralph são duas horas de diversão garantida.