Love & Gelato
Resenhas

Love & Gelato | Uma hitória de amores em Florença

É bastante comum que, quando você tem um veículo, seja um blog ou um canal no YouTube, ou um perfil em uma rede social, você acompanhe outros parecidos com o seu. No meio de alguns canais que sigo, o perfil da Flavia, o @bookishmoonchild, me incentivou a ler esse livro que até então para mim era só mais um com uma capa fofinha. Love & Gelato – ou, em português, Amor & Gelato – é um dos livros favoritos dela e ao terminar a leitura com certeza virou um amorzinho meu.

Lina vai passar seu verão na Toscana e, apesar de não estar nem um pouco animada com essa viagem, foi a última promessa que fez à mãe antes de ela morrer. Hadley insistiu que a filha conhecesse Howard, seu amigo de faculdade, que estudou com ela em Florença e foi assunto inesgotável antes dela partir. Engraçado, como ele nunca surgiu antes nos últimos dezesseis anos de Lina, não?

Detalhe de Love & Gelato

De qualquer forma, a jovem vai para a Europa e encontra um caminho bem mais misterioso do que achou que veria. Logo ao conhecer Howard, ela recebe um diário de sua mãe da época em que ela morava na Itália e percebe que seu passado era permeado de histórias de amor, segredos e arte. Parar descobrir mais sobre sua mãe, Lina encontra em Ren, um vizinho simpático e, olha só, bem bonito, ítalo-americano, um parceiro e guia pelas aventuras italianas em busca de respostas e encerramentos.

Uma história de amor e sorvete

Sorvete, não. Gelato. Isso porque, pelo o que todo mundo fala, sorvete como nós conhecemos não chega nem aos pés do gelato italiano. E Lina concorda. Em um dos muitos passeios com Ren, os dois tiram um tempinho para conhecer a iguaria que se torna um dos novos vícios de Lina. Mas tudo bem, afinal, a menina corre todos os dias de manhã há anos. Aposto que Ren encontra na nossa protagonista americana uma mudança de horizontes da mesma forma que ela acha nele.

Contracapa de Love & Gelato

Os dois amigos tem uma química maravilhosa, tanto que você nem se incomoda se por acaso Jenna Evans Welch decidir que eles permaneçam só amigos. Boa canceriana como sou, não consegui torcer só para isso, mas você entende o meu ponto, não é? Um dos pontos mais fortes do livro é o companheirismo dos dois. Lina e Ren – ou Lorenzo, se preferir ao mais italiano – protagonizam cenas fofas de amizade e oferecem uma turnê maravilhosa por Florença. Sugiro que leiam com o Google do lado porque vocês vão encontrar muitas menções artísticas e lugares de tirar o fôlego durante as missões do casal e simplesmente precisarão saber como é a aparência deles.

Mais que uma história de amor e gelato

O amor é o grande tema do livro. E, embora o romance seja muito presente, Love & Gelato nos lembra que há outros tipos de amor no mundo. Por que não escrever sobre o amor entre mãe e filha? A jornada de Lina revela traços da mãe que ela nunca viu, além de inspirá-la a seguir em frente. Hadley queria que Lina soubesse o quanto ela foi feliz em deixar tudo americano para trás e se dedicar a sua paixão por fotografia na Itália. Ela queria que Lina soubesse que está tudo bem em se arriscar. Desejava que Lina visse Howard como ela via. Bom, não exatamente como ela via, mas como uma nova chance para ter uma família.

Ler o diário de Hadley e as palavras de Lina mostram como são parecidas na alma e não só fisicamente. E também o quanto eram diferentes. Principalmente, mostram que o laço entre mãe e filha é interminável, nem a morte quebra.

História de amor, gelato e risadas

O romance de estreia da americana Jenna Evans Welch me ganhou rapidinho. A escrita de Welch é tão leve que devorar o livro é quase que automático. A autora tem bastante humor na sua escrita e soube montar sua protagonista, e os outros personagens, muito bem. Embora cada voz seja bem característica, uma vez que lemos Love & Gelato pela voz de Lina e Hadley fica quase impossível não gostar das narradoras.

Lombada Love & Gelato

Love & Gelato foi publicado no Brasil em 2017 com o nome de Amor & Gelato. Pessoalmente, não sei como está a tradução porque li em inglês, e é justamente sobre isso que vim falar. Navegar pela escrita de Welch na língua em que o livro foi escrito foi uma experiência muito legal e recomendo que, se você lê em inglês, faça o mesmo. Não é um inglês complicado, portanto prometo que você vai voar pelas páginas. Mas, se você não consegue ler em inglês ou prefere ler em português, deixo aqui o link para a edição brasileira.

Em inglês ou em português, leia Love & Gelato. Indicado para sair de ressacas literárias, para quem quer ler uma história mais amorzinho que saia do mais do mesmo, para quem quer intercalar uma leitura leve com uma pesada, para quem quer conhecer mais da Itália, para… Você já entendeu, não é? Leia Love & Gelato e leve-o no seu coração.

Love & Gelato - Informações Técnicas
Adicione ao: Skoob – Goodreads

Compre pelo nosso link da Amazon e você ajuda o site a crescer com uma pequena porcentagem da sua compra – sem pagar nada mais por isso: Livro Físico – Ebook Kindle

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *