Orgulho e Preconceito ganha sua sexta adaptação para TV
É muito difícil encontrar alguém que não ame a história de amor de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. O romance de Jane Austen é, contudo, muito mais do que um casal se apaixonando e levanta sérias discussões sobre exatamente as questões do título: orgulho e preconceito.
O sucesso da obra, no entanto, é incontestável e ela vai ganhar a sua sexta adaptação para a TV inglesa. A BBC One está começando a preparar um trabalho que já tem Nina Raine dando início ao roteiro e suspeitas de Damien Timmer (Casanova, Parade’s End) na direção.
Para quem não conhece o livro:
Orgulho e Preconceito foi escrito por Jane Austen e publicado no início no século XXI. Ele conta a história das irmãs Bennet, que estão constantemente pressionadas a encontrar um marido rico e respeitável. Quando os Bingley, uma família londrina que se encaixam bem nestes requisitos, resolvem passar algumas temporadas no campo, as irmãs e principalmente sua mãe veem no jovem Charles Bingley a salvação e seu futuro.
Ele logo apresenta interesse em Jane, a bela e mais velha Bennet, e conta com Mr. Darcy, seu melhor amigo, para ajudá-lo a decidir como lidar com a situação. Mr. Darcy, por sua vez, tem cara de poucos amigos e se mantem com uma aparência esnobe durante todo o contato inicial. E mesmo sendo ainda mais respeitável e rico que seu amigo, é mantido a distância com certo desdém pelos Bennet. Rezando pela felicidade da irmã, Elizabeth Bennet vê em Darcy tudo o que ela despreza e em Bingley a chave para uma vida feliz para Jane. O desenrolar da história nos mostra, entretanto, que nem tudo é o que parece e que o mundo dá muitas, mas muitas voltas.
As adaptações:
→ Cinema
1940 – Pride and Prejudice, estrelando Greer Garson e Laurence Olivier.
2003 – Pride & Prejudice: A Latter-Day Comedy, estrelando Kam Heskin e Orlando Seale[18] (as locações foram na Universidade Mormon, e foi dirigido por Andrew Black.
2004 – Noiva & Preconceito, estrelando Aishwarya Rai, Martin Henderson, Nadira Babbar e Alexis Bledel. Produção de Bollywood, indústria do cinema indiano.
2005 – Oruglho e Preconceito, dirigido por Joe Wright e estrelando Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen.
2016 – Orgulho e Preconceito e Zumbis – estrelando Lily James.
→ Televisão
1980- Pride and Prejudice, estrelando Elizabeth Garvie e David Rintoul.
1995 – Orgulho e Preconceito, da BBC, feito para TV, estrelando Jennifer Ehle e Colin Firth.
2012 – The Lizzie Bennet Diaries (2012) (uma web série americana de comédia adaptada do livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito , em formato de vlog. Ele foi criado por Hank Green e Bernie Su e as estrelas Ashley Clements, Mary Kate Wiles, Laura Spencer, e Julia Chon
2018 – Orgulho e Paixão (2018), da Rede Globo, feito para TV. Estrelando Nathalia Dill, Fernanda Vasconcellos, Thiago Lacerda.
A nova adaptação ainda não tem data de estreia, nem mais informações de quantos episódios ou elenco, mas os produtores revelaram que seria uma versão mais sombria do clássico de Austen. Eles acreditam que cada geração precisa de uma nova adaptação dessa incrível história. E a gente acha que eles estão mais que certos – manda mais que tá pouco BBC!
Fonte das adaptações: Wikipedia | Fonte: Livros e Citações