Look What You Made Me Do: veja aqui TODAS as referências usadas por Taylor Swift em seu novo clipe
A cantora Taylor Swift lançou, durante o VMA de 2017, no último domingo (27), seu novo clipe. A música, “Look What You Made Me Do”, liberada há alguns dias, pode ter dividido a Internet, mas com uma coisa todos pareciam concordar: o direcionamento da letra é claramente uma resposta às críticas recebidas ao longo da carreira de Taylor.
Como boa artista que é, Taylor não nos decepcionou com seu clipe. Muito pelo contrário: o vídeo foi tão bem elaborado que, a cada play, é possível notar mais detalhes e referências. Um verdadeiro HINO do deboche.
Para você não ficar perdido, reunimos em uma lista TODAS as referências que encontramos até agora. Confira:
1- Matar Nils Sjöberg, o “compositor” de This Is What You Came For.
Em 2016, Calvin Harris – ex-namorado de Taylor – lançou a música “This Is What You Came For” e uma polêmica surgiu em relação à autoria da canção: seria ela escrita por Taylor Swift? A cantora reivindicou a autoria e Calvin usou suas redes sociais para confirmar que Taylor, na verdade, é Nils Sjoberg, um dos nomes que assina a música. Segundo ele, Swift queria que isso fosse mantido em segredo, por isso o pseudônimo. “Me machuca que ela e sua equipe sairiam tanto de seus caminhos para tentar me fazer parecer ruim a esse ponto”, disse.
2- Rainha das cobras
Ao acumular confusões com outros nomes famosos, como Kanye West, Kim Kardashian e Katy Perry, Swift começou a ser chamada nas redes sociais de rainha das cobras, recebendo vários emojis do réptil em suas fotos e tweets. Parece que ela incorporou o papel.
3- “Até tu, Brutus?”
Ao incorporar a rainha das cobras, o cenário de seu trono – ele, inclusive – apresenta a famosa pergunta de Julio César ao ser traído e apunhalado por seu, até então, amigo: até tu, Brutus?
4- Grammy e Katy Perry
Ganhar prêmios é tudo que importa para Taylor, não é mesmo? Para nós, o figurino da cantora nesse trecho do vídeo tem semelhança bastante grande com o visual de Katy Perry. Taylor cheia de Grammys enquanto Katy não possui nenhum? Fica o questionamento.
5- Assalto a uma loja de streaming
Após retirar todas suas músicas da plataforma Spotify, Taylor declarou publicamente que os serviços de streaming não se importavam com os artistas e seus respectivos pagamentos. Afinal, além de prêmios, o dinheiro também é importante, não?
6- Seu próprio exército de modelos
Taylor é conhecida nas redes sociais por postar fotos sempre acompanhada de amigas, as quais formam seu squad. Segundo críticas, as integrantes do exército eram todas iguais e referentes a um mesmo padrão estético.
7- Todos os homens a seus pés + camiseta I <3 TS
Não é segredo que Taylor Swift tem um histórico notável de ex-namorados e faz músicas sobre eles. O mais recente foi o ator Tom Hiddelston, que, em uma foto divulgada pela imprensa, estava usando uma camisa com os dizeres “I <3 TS” (Eu amo TS). Outra especulação é que cada dançarino representaria um ex-namorado, afinal, a quantidade é a mesma.
8- A velha Taylor está morta
Pisando em cada versão de si mesma, Taylor encena todos os seus “eus”. Referências ao clipe de Shake It Off, You Belong With Me, Long Live, Fearless, 22, entre outros.
9- Seus verdadeiros amigos
No traje referente ao clipe de “You Belong With Me”, vemos escrito quem são as verdadeiras amizades de Taylor, como Selena, Todrick, Alana, Danielle, Abigail, Ed, entre outros.
10- Os 40 segundos de reconhecimento autocrítico
https://twitter.com/savannahseymour/status/901966695962685440
Quando o clipe parecia ter acabado, Taylor mostra que sabe de TUDO o que falam dela e dá um belo PISÃO nos haters. Suas constantes reações de surpresa ao receber prêmios, as acusações de sempre se fazer de vítima, não aceitar ser chamada de “Bitch” – oi, Kanye West -, ser falsamente legal o tempo todo, chorar por tudo, lucrar em cima de tudo e todos, “gostaria de ser excluída dessa narrativa” enquanto segura um VMA – oi, Kanye (2). Uma baita reputação, não é?
11- Um dólar
Recentemente, a cantora venceu um processo que movia contra um DJ por assédio sexual. Em troca, Taylor pediu o valor simbólico de 1 dólar (em torno de R$3,14) de indenização. Segundo ela, o importante não era o dinheiro, mas sim que isso nunca mais acontecesse com nenhuma mulher.
12- O processinho continua
Ainda em referência ao processo contra o DJ, a acusação estava relacionada a ele ter apalpado a cantora por debaixo da saia.
13- Ela não sabe dançar?
https://twitter.com/TSwiftPR/status/901976694105440257
Em toda sua carreira, Taylor apareceu em premiações fazendo passos de dança aleatórios e atrapalhados. Em seu novo clipe, ela manda um recado para quem acha que não sabe dançar.
Alguém pode entregar a coroa de rainha do deboche e da genialidade para Taylor Swift, POR FAVOR? Que ícone! Estamos SEM CHÃO por aqui.