Literatura,  Notícias

John Green fala sobre viver com TOC e seu novo livro em vídeo

Em seu novo vídeo postado postado pelo seu canal no Youtube chamado vlogbrothers, John Green  fala de sua rotina com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) – ou obsessive-compulsive disorder (OCD) em inglês. O autor de A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel fala de suas lutas diárias convivendo com uma doença mental, abrindo espaço para esse tipo de diálogo e compreensão.

“Então, eu tenho transtorno obsessivo-compulsivo, que é mais imaginado popularmente como lavar as mãos excessivamente, ou limpeza excessiva, ou qualquer coisa, por que são coisas que você pode ver.”, diz Green, “Mas pelo menos para mim, tem um motivo para que ‘obsessivo’ venha antes que ‘compulsivo’ no nome.”

No vídeo, Green explica que sofrer de TOC significa que, em termos obsessivos e intrusivos, os pensamentos acabam por “sequestrar” sua consciência. Para o autor, isso acontece o tempo todo. Ele, inclusive, fala que, para a sociedade, a doença mental é estigmatizada em nossa cultura, mas comumente muito romantizada. Como resposta à essa interpretação, Turtles All The Way Down, seu novo livro, tratará essas dificuldades trabalhadas pelos olhos de uma adolescente. Com lançamento norte-americano marcado para o dia 10 de outubro, a editora Intrínseca, responsável por publicar as obras do autor por aqui, já afirmou que Turtles All The Way Down chega no Brasil na mesma data.

Sobre a história do seu novo livro, Green diz que: “tudo começou por pensar em como seria para essa particular garota de 16 anos, Aza Holmes, que está tentando ser uma boa filha, uma boa amiga, uma boa estudante e talvez uma boa detetive enquanto vive com essas terríveis espirais de pensamentos, que ela não pode ver ou ouvir, mas são nada mais que reais.”

De acordo com seu editor, o autor disse que Turtles All The Way Down é a sua primeira tentativa de escrever sobre esse tipo específico de TOC que ele sofre desde criança. Em uma entrevista ao Entertaiment Weekly, Green estabeleceu que sua obra é bem pessoal, ainda que ficcional.

“Há anos que trabalho em Turtles All The Way Down e estou animado para compartilhar essa história com os leitores, em outubro. É minha primeira tentativa de escrever diretamente sobre o tipo de distúrbio mental que afeta minha vida desde a infância, então, embora seja uma história ficcional, também é algo muito pessoal.”

Parece muito interessante! Vamos aguardar ansiosamente! Enquanto isso, confira o vídeo do autor abaixo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=jNEUz9v5RYo[/embedyt]

Amante de livros e cinéfila de botequim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *