Literatura

Já conhece Ilana Casoy? Pois, deveria

Alguns autores são de certa forma obrigatórios para determinados gêneros, como Stephen King é para o terror, Jane Austen para os romances. Para a literatura policial, Ilana Casoy virou a nossa autora-obrigação. E olha, obrigação é só maneira de falar, viu? Uma expressão para dizer  que ela é incrível e entende muito, mas muito mesmo, do que fala.

A carreira de Casoy é totalmente voltada a estudar a violência e criminologia, tanto que já contribuiu várias vezes com a polícia, advogados e outras instituições em investigações como consultora, entre outras coisas mais que você pode ler nessa bio do seu site:

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR e Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP.  Colaborou com a Polícia Civil e/ou Técnico Científica, Ministério Público e Advogados de Defesa de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos.

Com essa temática bem sombria como pesquisa de vida, é claro que quando a autora quisesse lançar um livro teria que ser pela DarkSide Books, né não? Em 2014, a editora publicou um box com dois livros sobre Serial Killers baseados nas pesquisas de Casoy: Louco ou cruel? e Made in Brazil.  O primeiro disseca o que é o serial killer e os impactos das suas ações sobre diversos aspectos na primeira parte e na segunda apresenta casos famosos de criminosos desse estilo durante o século XX. Enquanto o segundo livro, Casoy dedica seu tempo e pesquisa em casos famosos brasileiros de serial killers, juntando sete ao total com material completo, inclusive depoimentos. O box é um prato cheio para qualquer interessado pelo tema.

Em dezembro desse ano, a DarkSide lança mais um livro da autora: Casos de Família. Saindo dos serial killers e entrando em dois casos de crimes cometidos por familiares que chocaram o país: o caso Richthofen e o Isabella Nardoni. Para quem não se lembra ou, sei lá, morava no exterior na época, o caso Richthofen se configurou pelo o assassinato do casal Richthofen orquestrado pela sua filha, Suzane von Richthofen, e o de Isabella Nardoni, foi a morte da menina de cinco anos jogada pela janela do sexto andar de um prédio em São Paulo por seu pai e madrasta. Nos dois, Casoy foi consultora da polícia no processo investigativo.

A editora pediu para que ela abrisse seus arquivos e revelasse, em uma edição maravilhosa e completa, toda a sua pesquisa sobre dois dos casos mais chocantes do país. Nós abrimos o livro para mergulhar no impensável e no absurdo que é um crime familiar só que, como sempre, em alta qualidade editorial. Tudo o que resta agora para você é correr para uma livraria e garantir o seu exemplar para explorar as mentes mais doentias do crime nacional sob a ótica de uma das maiores especialistas sobre o assunto. Você não vai se arrepender. 🙂


Mais informações: Casos de Família na Darkside Books | Site da Ilana Casoy

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *