Literatura

Resenha | “Ultra Carnem” e seus quatro contos diabólicos

Tenho um problema ao resenhar livros chamado como vou escrever sem entregar muito do livro? Especialmente Ultra Carnem, um livro do qual eu não sabia nada e tive uma resposta muito agradável.  Junto com o livro veio um guardanapo estilizado com o escrito “Devore sem moderação” e a assinatura do escritor. César Bravo, brasileiro, nunca tinha ouvido falar. Na parte de trás do livro, uma única frase: “Na disputa entre o céu e o inferno nós somos o prato principal.”

Sinceramente? Eu fiz o que o o autor me pediu e devorei sem dó. O livro tem um trabalho gráfico interessantíssimo. Todos os ícones que fazem parte da simbologia relacionada ao diabo cristão (inclusive o não cristão dentro do texto) estão presentes, criando uma atmosfera visual perturbadora digna de uma boa história de terror. Nada de novo se tratando da editora DarkSide Books. Na verdade, a novidade se trata da autoria brasileira do livro,  e já adianto a vocês que foi  uma aposta mais que acertada. O livro é dividido em 4 contos e cada um se refere a uma palavra: abandono, gênesis, o pagamento e inferno. Cada um tem uma narrativa com início, meio e fim e parecem fechados. Porém são interligados e complementam uns aos outros.

No primeiro conto, Abandono, embarquei numa viagem há muito tempo atrás, dentro de uma igreja. Mas não era uma igreja qualquer, a instituição acolhia crianças órfãs e naquele dia em particular uma nova criança chegava. Foi levada pela própria irmã, que afirmava que a criança tinha algo de ruim dentro de si e foi excluída pela tribo cigana. No entanto, mesmo a criança sendo pagã o padre acolheu o pobre órfão deserdado pelos seus semelhantes, e com bondade pensou em catequizar o pequeno cigano. Porém algumas coisas podem não sair como planejado.

Em Gênesis, muitos anos depois daquele orfanato igreja, um pintor chamado Nôa é obcecado pela arte e história de um famoso pintor. Nôa investiga a história desse pintor, até começar uma cruzada atrás das obras e utensílios usados pelo mesmo. Não olha para trás, deixa sua casa, esposa e conforto para partir numa cruzada cega pela ambição. Tudo estava se encaixando e dando certo, mas parece que as coisas não são o que parecem ser.

No terceiro conto, O Pagamento, algum tempo depois da história de Nôa, um técnico de informática que tem a vida mais miserável que alguém poderia ter é o foco da narrativa. Marcio Cantão tem uma mulher que considera tão feia que lhe chega a ser repugnante. Seu filho, o amor da sua vida, é deficiente mental e dependente completo dos pais. Seu emprego não lhe dá satisfação e muito menos dinheiro. Tudo muda, porém, quando ele entra numa lojinha exótica.

No último conto, Inferno, conhecemos Lucrécia. Lucrécia é uma simples garçonete de uma pequena lanchonete com uma vida recheada de sofrimento. No seu dia-a-dia monótono, uma cena chama atenção dela às 3 da manhã: dois clientes. Um deles era meio esquisito, mas o outro tinha uma imagem impecável e era extremamente agradável. Era perceptível que estavam discutindo negócios, mas que tipo de negócios eram aqueles? Ela vai descobrir que ouvir escondido uma conversa pode não ser a ideia mais brilhante que ela já tivera, e sua vida dá uma grande reviravolta.

No meu dilema sobre o que escrever, eu escolhi que mais é menos, e tentei ser simplista na explicação dos contos. César Bravo tem uma escrita eletrizante, que não te deixa largar o livro, e cada página é uma novidade. A ideia que o autor me passou, aquele cara que não conheço e já considero pacas, é que devemos devorar e nos saciar dentro do desconhecido, dentro de todas as lendas que já ouvimos e tomam cor, vida e forma nas palavras dele. Isso pode parecer clichê, mas o autor consegue sim ser original e te surpreender. Tenho que dar os parabéns mais uma vez à nossa querida Caveirinha, foi uma grande adição ao acervo.

Ficha Técnica  |

Título: Ultra Carnem | Autor: Cesar Bravo | Editora: DarkSide® Books  |Edição: 1ª  |Idioma: Português |Especificações: 384 páginas |Dimensões:16 x 23 cm | ISBN:978-85-9454-015-7 | Adicione: SkoobGoodreads

A Darkside faz umas playlists incríveis para os seus livros e Ultra Carnem não ficou de fora. Escuta só!

 

Amante de livros e cinéfila de botequim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *