Séries

Gilmore Girls em Quatro Estações: um festival digno de Stars Hollow

placa

A Netflix investiu bastante em eventos promocionais de Gilmore Girls: A Year in the Life. Passeios pelo estúdio, painéis com os atores e produtores e até uma infinidade de Luke’s Dinner espalhada pelos Estados Unidos são alguns dos exemplos da divulgação feita. Os fãs que estavam longe e não puderam vivenciar essas experiências incríveis tiveram de acompanhar pelas redes sociais ou pelo Youtube. Triste, né? Pensando nisso, duas brasileiras, Alessandra Monnerat e Bruna Santamarina, criaram um evento no Facebook que, surpreendentemente, alcançou milhares de pessoas em pouquíssimo tempo. Foi assim que surgiu o Stars Hollow em Quatro Estações, festival realizado no bairro do Méier, Rio de Janeiro, no dia 03 de Dezembro de 2016.

Por meio de um financiamento coletivo, a meta das meninas era arrecadar R$ 2.800,00 para cobrir as despesas logísticas do festival e produzir os brindes distribuídos. O resultado? Com o apoio de 97 pessoas, a quantia de R$ 4.170,00 foi reunida! Incrível o que pessoas com um objetivo em comum podem conseguir, né? Dependendo do valor doado, o colaborador poderia receber bottons, pôsteres, adesivos, temporadas completas da série ou até mesmo uma assinatura de um ano da Netflix! Os mimos deveriam ser retirados no local e no dia do festival.

Bottom em agradecimento pela colaboração financeira | Foto: Débora Moreira

O início estava previsto para 10 horas, mas as organizadoras ainda davam os retoques finais na decoração às 10h30. O primeiro sorteio de livros escritos por Lauren Graham, a atriz que interpreta Lorelai, foi realizado por volta de 11 horas – os exemplares de “Quem sabe um dia”, de 2013, e o lançamento “Falando o mais rápido que posso: de Gilmore Girls a Gilmore Girls e tudo no meio do caminho” foram cedidos pelo Grupo Editorial Record. Logo depois, a primeira atração programada teve início: um debate sobre feminismo e representatividade em Gilmore Girls.

Luísa Melo, professora da PUC-Rio, falou sobre o modo como fãs projetam suas vidas em personagens da ficção e qual o papel dessas mesmas personagens no compartilhamento de sensações que permeiam entre o real e o inventado. A jornalista Mônica Chaves, segunda convidada, traçou um paralelo entre as quatro ondas do feminismo e as quatro mulheres Gilmore: Trix (mãe de Richard), Emily, Lorelai e Rory. Após as falas, foi aberto espaço para perguntas e comentários.

Luísa Melo, à esquerda, e Mônica Chaves falam sobre feminismo e representatividade em Gilmore Girls

Como típico festival de Stars Hollow, não poderia faltar comida. Os foodtrucks, localizados no espaço Outono, foram um apoio do Movimento Rio Ao Ar Livre e serviam opções para todos os gostos: hambúrgueres, cachorro-quente, churrasquinho, bebidas, tapioca, docinhos, sorvetes e churros. Um dos itens mais legais e diferentes foi o hambúrguer chamado “Lorelai clássico”, servido em pão rosa. Isso mesmo: p-ã-o-r-o-s-a! #GRITO As comidinhas ficavam ainda mais gostosas acompanhadas da decoração de cada foodtruck, com plaquinhas bem-humoradas que orgulhariam até Taylor Doose.

Outro clássico da cidadezinha de Connecticut que estava presente no festival carioca foi o trovadorismo. Lembram do cara que canta pelas ruas com seu violão? A personagem faz parte do clima pitoresco e único de Stars Hollow e, inclusive, já foi até pauta de uma das reuniões do conselho, então, obviamente, não poderia faltar na recriação brasileira. O line-up contou com apresentações de MontezumaGabriela Garrido e Fernanda Lemos, do Cafô.

A dedicação com os detalhes impressiona. Flores cortadas à mão, plaquinhas, agradecimento personalizado a cada colaborador do financiamento coletivo e, claro, o coreto. Você sabia que a praça Jardim do Méier, sede do evento, abriga o primeiro coreto de madeira do Rio? Criado em 1916, ele foi considerado tão bonito que teve cópias erguidas em outros dois pontos da cidade.

Coreto da praça Jardim do Méier recria um dos ícones de Gilmore Girls

Para encerrar o festival, nada mais apropriado do que uma competição de perguntas e respostas que daria o troféu de maior devoto de Gilmore Girls – além de revelar quem ganharia os tão cobiçados dvds da série e a assinatura da Netflix. A iniciativa, ainda que em proporções simples, transportou todos que enfrentaram o calor para uma Stars Hollow à brasileira. Com certeza, um festival para recordar.

[huge_it_slider id=”2″]

Em universos paralelos, Débora é médica, comissária de bordo, diplomata, cantora e atriz, mas, no planeta Terra, tenta entender a vida e viajar pelo mundo. É formada em Letras, mas também estudante de Jornalismo. Rainha das escolhas erradas e dos memes certos. Uma sagitariana cujo ascendente em gêmeos faz com que ela avalie o pró e o contra de cada detalhe, pensando dez passos à frente, mas decidindo dez passos atrás. Reconhece qualquer música que conheça pelos primeiros acordes, tem uma relação de amor e ódio com Shonda Rhimes, não gosta de café. Ah, mantém um relacionamento sério com o Adam Brody, apesar de ele (ainda) não saber disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *