Pega a Pipoca | Animais Fantásticos e onde habitam (2016)
Eu esperei onze anos por isso! Bom, nem tanto, mas preciso admitir que desde Relíquias da Morte – Parte 2, um pedacinho do meu coração sentia falta de entrar em Hogwarts ano sim, ano não. Com Animais Fantásticos e onde habitam, muitos de nós achávamos que esse vazio seria preenchido. Será?
O novo filme do universo de Harry Potter se passa décadas antes da saga do jovem bruxo, entre as décadas de 1920 e 1930, na Nova York da época. Newt Scammander (Eddie Redmayne) saiu de Londres para a Big Apple com uma simples e suspeita mala que aos olhos dos trouxas parecia inofensiva. Ao chegar, o bruxo percebeu que a situação mágica da cidade era crítica. Eventos catastróficos e inexplicáveis vem amedrontando seus habitantes que passam cada vez mais a acreditar que a magia pode ter algo a ver com isso. Para acalmar os nervos dos trouxas e entender o que vem destruindo inúmeras ruas e construções – e consequentemente ameaçando a segurança do mundo bruxo com a exposição e perseguição -, o Congresso Mágico dos Estados Unidos proíbem a posse e presença de criaturas mágicas sem exceções, já que tudo indica que somente um animal fantástico poderia ser o culpado disso. Mal sabiam que o nosso protagonista tinha acabado de entrar em seu país com uma mala cheinha deles…
O filme apresenta duas tramas, uma principal e outra deixada em segundo plano, ao estilo Harry Potter, com o ano em Hogwarts e o retorno de Voldemort. A narrativa paralela foca no então bruxo do mal mais poderoso que já existiu: Grindelwald (Johnny Depp). Aparentemente desaparecido, Grindelwald é procurado e temido internacionalmente. Ele é a principal chave para o inicio dessa nova saga, que já teve mais quatro sequências confirmadas.
Assistir a Animais Fantásticos é como encarar a Pedra Filosofal depois de todo esse tempo e sem os olhos de uma criança: interessante, nostálgico e simpático. As cenas de ação são recheadas de comédia e, de certa forma, graciosidade e nos remetem a uma história mais leve, que incita o público a continuar acompanhando o destino de Scammander e suas criaturas (que são maravilhosas, inclusive). Como não mencionar os animais? Após conhecermos elfos, lobisomens, duendes, centauros e muitos outros, J.K. extrapolou, testou seus limites e criou seres incríveis e cheios de personalidades destoantes. É com toda certeza um dos melhores pontos do filme. De longe!
Acredito que, assim como a série primária, Animais Fantásticos vai ganhar tons de sobriedade com o passar do tempo ao explorar mais a história de algumas criaturas/feitiços assim como a história e os objetivos do personagem de Depp no filme.
Os personagens do filme me pareceram um tanto genéricos e só emocionam em conjunto. Os mais interessantes entre eles são de longe o protagonista, com sua ingenuidade e determinação, o padeiro Jacob Kowalski – responsável pelo lado cômico do filme – e Queenie Goldstein (Alison Sudol), irmã da ex-auror curiosa Porpentina “Tina” Goldstein (Katherine Waterston), com seu poder extra especial. Apesar de alguns personagens se destacarem, esse desinteresse, ou melhor, essa ausência de identificação para com os personagens como um todo parece ter vindo do roteiro um tanto fraco de J. K. Rowling, que não obteve sucesso ao entrelaçar a história do ponto de vista psicológico e entregar informações a esmo. Mas como você ousa falar mal da rainha? Acreditem, escrever um livro incrível não garante um roteiro tão bom quanto. Vamos com calma, no entanto. Afinal foi o primeiro roteiro cinematográfico da escritora britânica.
De resto, não posso dizer que o filme seja ruim. É muito divertido, com a típica e melhorada imaginação de J. K., as atuações eram boas (Redmayne, seu lindo!), os efeitos, incríveis e a plot central e paralela prometem muito. O potencial de Animais Fantásticos e onde habitam é obviamente enorme e se continuarem aprimorando seus recursos e técnicas, é bastante provável que esse spin-off chegue no mesmo nível que sua obra de origem. E, bom (olhinhos brilhando), nós estávamos lá e de volta outra vez. Oops!, saga errada.
Curiosidades:
- Alvo Dumbledore já foi confirmado para o segundo filme;
- E tudo indica que este se passará em Paris.