Os Segredos de Colin Bridgerton
Literatura,  Resenhas

Os Segredos de Colin Bridgerton – Os Bridgertons | Resenha

Goodreads

Por duas coisas eu fiquei absolutamente ansiosa desde que comecei essa série de livros de Julia Quinn: a primeira delas era a história de Colin, o carismático e engraçado terceiro irmão dos Bridgertons, que nos livros anteriores fez notáveis aparições. A segunda era que uma das histórias fosse contada do ponto de vista de uma das garotas Featherington. Impossível não reparar nelas e nos seus vestidos horrendos citados por Lady Whistledown (uma espécie de Gossip Girl da época que tinha um jornal próprio falando sobre a alta sociedade londrina). Agora imaginem o quanto eu fiquei feliz ao abrir o quarto livro, Os Segredos de Colin Bridgerton, e descobrir que a mocinha era ninguém menos que Penelope Featherington! Pois é, fiquei realmente satisfeita.

Os Segredos de Colin Bridgerton não brilham tanto quanto Penelope

Desde a época que era mais jovem, Penelope nutre uma paixão platônica por Colin Bridgerton, que sempre a tratou apenas como uma amiga. Pelo menos era assim até voltar de uma das suas grandes viagens e perceber algo diferente em Penelope, além do fato dela estar usando roupas da sua própria escolha (o que significa que está muito mais bonita), já que sua mãe desistiu de fazer com que ela se casasse. Há algo novo em Penelope, ou nele mesmo, que o faz querer estar sempre com ela. Mas ela é “apenas” a melhor amiga da sua irmã, e ele não só acredita ser impossível nutrir sentimentos por ela, como também irá lutar contra isso. Se ele vai conseguir vencer ou não, só lendo o livro para saber.

Penelope é a terceira de quatro irmãs. Ela debutou antes da hora e com o mínimo de graça possível. Acostumada a se vestir pessimamente, de acordo com as horrendas escolhas da sua mãe, e a ficar pelos cantos sem ser tirada pra dançar, a menos que por pena, Penelope está conformada com o fato de que nunca irá se casar, muito menos com Colin. Este, por sua vez, está com 32 anos e sua maior paixão é viajar pelo mundo. Ele realmente é simpático e tem um senso de humor aguçado, como esperamos que fosse. Nesse livro, temos a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais a fundo, mas não o suficiente, e devo dizer que esperava mais atenção ao personagem de Colin.

Viu? Eu falei.

Por outro lado, Penelope foi muito mais do que eu imaginava que seria. Talvez a razão de Colin não ter tido a atenção esperada se deveu ao fato de Penelope tê-lo ofuscado. Não há duvidas que o livro seja mais dela do que dele. Ela brilha como protagonista e foi com certeza a melhor delas até agora. É preciso congratular Julia Quinn pelo incrível feito de deixar o leitor intrigado com a personagem desde o primeiro volume da série e ainda conseguir superar todas as expectativas. De forma muito cuidadosa, foram criadas desde sempre situações para que tivéssemos empatia por Penelope. Em “O Duque e Eu” simpatizamos com Penelope Featherington quando Simon a tira para dançar, no segundo livro, ela é “resgatada” por Anthony de uma situação constrangedora, e no terceiro ela tem uma cena inesquecível com Colin na porta da casa dos Bridgerton, tudo para que, no quarto livro, finalmente a conhecêssemos de verdade.

Faço, entretanto, uma ressalva quanto ao título. Em inglês, “Romancing Mister Bridgerton” (em uma tradução livre, romanceando, ou talvez flertando, conquistando, o Senhor Bridgerton) em nada se assemelha a “Os Segredos de Colin Bridgerton”, um título que, na minha humilde opinião, promete demais. Pelo título, esperamos uma face oculta de Colin, ou que ele tenha feito algo muito errado no passado (nossa, isso seria eletrizante), e me desculpem o quase spoiler, mas não existe nenhum grande e absurdo segredo da parte de Colin. A tradução do título deveria ter se atentado a isso.

A evolução da série

Fora esse pequeno problema, Os Segredos de Colin Bridgerton é o melhor livro até agora, e a tendência é melhorar ainda mais. É notável a evolução de Julia Quinn desde O Duque e Eu até aqui. O universo que ela criou fica cada vez mais entrelaçado, tornando-se mais concreto, fora que é uma delícia ver como os personagens que você já leu estão no presente. Uma prova do cuidado da autora é como nesse livro ela deixa o terreno preparado para o leitor ficar extremamente intrigado e encantado por Eloise, que será a protagonista do volume seguinte da série, inclusive já aguardo ansiosamente pelas surpresas que Julia Quinn preparou nele.

Ficha Técnica:

Título: Os Segredos de Colin Bridgerton  | Autora: Julia Quinn | Tradução: Cláudia Guimarães | Páginas: 336 | Editora: Arqueiro | ISBN-13: 9788580413076 | ISBN-10: 8580413079 | Ano: 2014

Compre pela Amazon: https://amzn.to/33GQM44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *