Literatura,  Resenhas,  Séries

Resenha | “Twin Peaks: Arquivos e Memórias”, um livro de fã para fã

Imagine a sua série favorita. A música de abertura. Os protagonistas. Os dramas e mistérios do enredo. Lembre-se do porquê que você gosta tanto dela. Não seria incrível poder conversar com os seus criadores, o elenco, mergulhar naquele universo? Foi precisamente isso que Brad Dukes fez. Fã de Twin Peaks desde os nove anos – quando a série foi ao ar e fisgou o menino -, Dukes sentiu, assim como muitos outros fãs, que aquele mundo maravilhoso e excêntrico tinha muito mais coisa a ser apresentada e elaborou o plano ousado que culminou em Twin Peaks: Arquivos e Memórias.

O livro é baseado em relatos, fotos e entrevistas tanto de grande parte do elenco quanto integrantes da produção e da ABC, produtora e canal responsável por colocar Twin Peaks no ar. A série criada por David Lynch e Mark Frost inovou o padrão narrativo e técnico da televisão americana da época e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo ao entregar uma história em que o público quebraria a cabeça para descobrir o que aconteceria no próximo episódio, ou a resposta do mistério principal: quem matou Laura Palmer?

“É o tipo de visão aterrorizante ou momento surpreendente que é muito difícil de criar na televisão, quando o cabelo na parte de trás do seu pescoço se levanta no momento em que aquela luva chega, no final, para pegar o colar, combinando com as notas musicais. Você só consegue ficar sentado ereto e dizer: ‘Ah, meu Deus! O que eu acabei de ver?'” – Kyle MacLachlan

Mas é com um trabalho como de Dukes que percebemos que Twin Peaks foi e ainda é muito maior do que nós, meros espectadores, imaginamos ser. Twin Peaks: Arquivos e Memórias nos guia pela trajetória inacreditável que a série fez desde quando era uma semente de ideia na cabeça dos criadores até sua repercussão pós-cancelamento. Inicialmente, antes mesmo de eu abrir o livro, achei que ler inúmeras entrevistas seria cansativo e repetitivo, mas não podia estar mais errada. A edição do material coletado pelo organizador guia o fã/leitor/curioso por uma história com início meio e fim – e um pouquinho de segredos e opiniões bem fortes ali pelo meio.

Os depoimentos de cada entrevistado colaboram para que alguns detalhes da produção que sempre deixaram dúvidas no público sejam destrinchados e explicados, assim como liberam curiosidades mais inacreditáveis sobre a série e seu impacto. Minha favorita foi – spoiler! – de longe a Rainha Elizabeth sair do próprio aniversário com show do Paul McCartney prestes a começar porque estava na hora em que a série ia para o ar. Estou te falando: melhor rainha!

“Era um programa lento, mas você nunca o sentia se arrastar. A sensação era de que havia alguma coisa acontecendo sob a superfície, algo que você tinha que encontrar. Aquela lentidão transmitida a ideia de que, no canto da sala, havia uma bolsa com uma bomba-relógio prestes a explodir. Transmitia a sensação de que a qualquer momento algo terrível, excitante ou maravilhoso poderia acontecer. Tinha essa realidade maravilhosa.” – Caleb Deschanel

O ponto alto desse livro é a possibilidade de uma verdade nua e crua sobre momentos e decisões que Twin Peaks não mostrava ao espectador final. Arquivos e Memórias traz o relacionamento de Lynch com a série, a dedicação de Frost para com a história, a fascinação de Maclachlan pela pureza de Cooper e o entusiasmo de Fenn por Audrey. Além disso e principalmente, Twin Peaks: Arquivos e Memórias é um marco literário sobre outro marco televisivo, ele é um mergulho profundo e revelador dentro da série . É como uma enciclopédia recheada de sentimentos sobre uma das melhores séries que a TV já pode ver.

Foi através dessa jornada minuciosa e completamente imersiva que nós nos apaixonamos mais e mais pela série, pelo seu potencial, seus personagens, seus criadores e, principalmente, seu universo. É um livro de fã para fã, que renova o encanto e a admiração pela história da cidade de picos gêmeos e seus realizadores. Desde a sementinha da ideia até o trabalho de Brad Dukes.


Obs: Twin Peaks: Arquivos e Memórias inaugura a Coleção Fora de Série da editora DarkSide Books. Mais que recomendado!

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *