Resenha | A sua “Próxima Parada” literária
Pesquisando na internet, não é difícil achar quanto tempo em média nós gastamos no trânsito. De acordo com o G1, há três anos atrás, nós passávamos cerca de 1h20 nos deslocando por dia. São 9h10 por semana, 37h20 por mês e 448h por ano. Já parou para pensar nesse tempo “perdido”? #ÔLocoMeu Mas eu te pergunto: é perdido mesmo?
No livro Próxima Parada, Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses uniram sete autoras nacionais e colocaram em uma só obra uma coletânea de contos em que o tempo que algumas pessoas passaram dentro de um ônibus conseguiu mudar suas vidas. A premissa pode ser bem simples, mas as histórias, mesmo mais curtas, são bem mais profundas, abrangentes e emocionantes.
Os sete contos são histórias de amor, amizade, superação, auto-descobrimento e, mais que tudo, coincidências. Como aquela pessoa estranha, que você nunca viu na vida e roubou o seu acento em um ônibus cheio, pode mudar completamente o seu dia só porque estava lendo Harry Potter? Ou então, quem diria que só bastaria 40 minutos para perdoar antigas mágoas de um amor não correspondido? Os momentos de Próxima Parada mostram como sua vida pode mudar totalmente assim, num estalar de dedos, dentro de um ônibus inicialmente despretensioso.
A ideia do livro, que – pequeno spoiler – se fecha, viu?, pode parecer simples, mas nada na vida é. Embora trate de questões complicadas, a leitura é deliciosa, leve e divertida. Temas como diversidade sexual, perdão e aceitação são tão bem trabalhados que esses contos deveriam ser lidos por mais pessoas ainda resistentes a mudanças e à diferença. Eles fogem de clichês preconceituosos e ganham brilho a cada passo em frente dos personagens, deixando a leitura muito prazerosa e consistente, além de abrir espaço para maior identificação leitor-enredo.
A editora Duplo Sentido Editorial ainda é pequena, mas tem mostrado que sabe trabalhar os gêneros young-adult e new adult, valorizando o autor nacional. Próxima Parada, disponível para download gratuito no site da editora, é uma entrada para pratos principais: conhecer novas autoras promissoras e histórias mais realistas, sem deixar de nos fazer suspirar a cada página.
Obs: Esse foi o livro de Janeiro para o Mulheres Para Ler 2018, em que o desafio consistia em ler uma autora nacional. Logo, por que não sete? Não conhece o projeto? Vem conhecer!
Obs 2: Alguns livros da editora estão no Kindle Unlimited! Só clicar aqui para conferir.
[wp-review id=”3213″]