Notícias,  Séries

Shonda Rhimes assina contrato com Netflix e deixa a rede ABC após 12 anos

A semana já começou cheia de forninhos, Giovana! Na madrugada desta segunda (14), o The Wall Street Journal anunciou que Shonda Rhimes – uma das roteiristas mais reconhecidas atualmente – está de casa nova. Ela assinou um contrato com a Netflix, abandonando, assim, a rede ABC, de qual fez parte por quase 15 anos.  Consigo, ela leva a parceira criativa de longa década, Betsy Beers, uma das produtoras mais bem-sucedidas da última década.

“Shonda Rhimes é uma das maiores contadoras de histórias da televisão”, disse Ted Sarandos, responsável pelo conteúdo da Netflix, em uma nota. “Seu trabalho é potente, inovador, chocante, rompedor de tabus e quebra corações. Tive a chance de conhecer Shonda e ela é uma netflixer – ama TV e filmes, preocupa-se apaixonadamente com seu trabalho e entra isso no resultado para a audiência. Estamos muito animados em recebê-la na Netflix”.

E como ficam Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away With Murder?, você pode estar se perguntando.

A empresa de Rhimes, a Shondaland, começará a produzir  conteúdo original para a rede de streaming, mas tudo em paralelo às séries que a alçaram ao coração do público. Ela continua comprometida em ser dona das noites de quinta-feira na ABC, sua prestigiada TGIT (Thank God It’s Thursday) – em especial, com a última temporada de Scandal. 

A mudança de redes oferece a Rhimes chances de trabalhar com uma variedade de gêneros e formatos que estão além de um canal televisivo. Na Netflix, há mais liberdade criativa e flexibilidade – tanto na duração dos episódios quanto de cada série. E isso é atrativo para Shonda. A produtora já se consolidou na TV, quebrando barreiras, por exemplo, ao escalar mulheres negras como protagonistas em Scandal How to Get Away With Murder. 

Os planos estavam em andamento há meses. O contrato com a ABC expira em Junho de 2018. Rhimes avisou aos executivos da ABC sobre suas intenções de mudança – não para uma rival direta na TV, mas sim para um novo desafio na carreira. A essa altura, as discussões alcançaram um ponto que permitiram que Shonda fosse liberada mais cedo do contrato.

“Isso é o resultado de muitos planos que Ted Sarandos e eu construímos com base em como me vejo enquanto contadora de histórias e na evolução da minha empresa”, disse Rhimes. “Ted oferece um espaço destemido e bem delimitado para os criadores na Netflix”.

Betsy Beers também está empolgada com a mudança. “Sou uma grande fã de todo o time da Netflix. Criar conteúdo para nossos novos parceiros é um desafio animador. Sou agradecida a todos na ABC pelo apoio contínuo e mal posso esperar para começar esse novo capítulo”.

Cláusulas financeiras

Ao que tudo indica, a sede operacional da Shondaland continuará a ser os estúdios Sunset Gower, em Hollywood, onde Scandal e HTGAWM são gravadas. Os termos financeiros do contrato não foram revelados, mas estima-se que Rhimes, na ABC, ganhava 10 milhões de dólares por ano. Com certeza, a Netflix pagará uma quantia satisfatória.

Disney x Netflix

A confirmação do contrato veio à tona dias depois do conglomerado televisivo do qual a ABC faz parte anunciar seu próprio serviço de streaming, rompendo a parceria que mantinha com a Netflix desde 2012,  o qual garantia um acordo de exclusividade para distribuição de conteúdo na plataforma online. Essa parceria dará aos clientes da Netflix acesso a conteúdos de peso, como os filmes da saga Star Wars e seriados com personagens da Marvel, incluindo, também, várias animações da Pixar.

O fim da parceria não deve afetar mercados fora dos Estados Unidos. No Brasil, a própria Netflix fez questão de se pronunciar acerca do assunto numa tentativa de acalmar seus assinantes, dizendo que esse tipo de acordo costuma ser local, e não global. “Sigo em um relacionamento sério com a Disney”, informou a empresa.

Em universos paralelos, Débora é médica, comissária de bordo, diplomata, cantora e atriz, mas, no planeta Terra, tenta entender a vida e viajar pelo mundo. É formada em Letras, mas também estudante de Jornalismo. Rainha das escolhas erradas e dos memes certos. Uma sagitariana cujo ascendente em gêmeos faz com que ela avalie o pró e o contra de cada detalhe, pensando dez passos à frente, mas decidindo dez passos atrás. Reconhece qualquer música que conheça pelos primeiros acordes, tem uma relação de amor e ódio com Shonda Rhimes, não gosta de café. Ah, mantém um relacionamento sério com o Adam Brody, apesar de ele (ainda) não saber disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *