Filmes

5 vezes que a Disney foi mais do que suas princesas

disney

5 de dezembro de 1901. Foi nessa data que nasceu um dos maiores influenciadores da história até agora: Walt Disney. Para quem não o conhece (depois me fala em que planeta você vive), Walt Disney foi o responsável por criar os estúdios de animações Disney em 1923. A empresa é a responsável por um dos maiores pólos de entretenimento no mundo e está presente em muitos aspectos das nossas vidas. Seu primeiro longa-metragem foi a adaptação do conto dos irmãios Grimm, Branca de Neve e os Sete Anões, em 1928. Um tremendo sucesso de público na época e adorada até os dias de hoje. Agora, para e pensa, quantas princesas a Disney já deu vida nas telonas até agora? Por muitas décadas, as personagens se configuravam como mulheres que só queriam um baile e que o amor de um homem caísse do céu. Com o passar dos anos e a aproximação do segundo milênio, o público pediu mais, melhor e diferente. E é justamente sobre isso que venho falar com vocês: vamos lembrar além das princesas e mais próximo de nós?

Deixando a Pixar de lado (até porque traz um novo universo para o estúdio) e seguinte a ordem cronológica de lançamento, o primeiro longa da nossa lista que você precisa ver além das princesas é 101 Dálmatas (1961). Um casal recém-casado, Anitta e Roger, que se conheceu graças aos seus cachorros, Perdita e Pongo, recebe a surpresa de ter 101 novos filhotes. A chefe de Anitta, a grande designer Cruella de Vill, se maravilha com a possibilidade de usar os filhotinhos em um novo empreendimento: um casaco de pele exclusivo. Começa aí uma perseguição que testará a irmandade e a lealdade dos filhotes. A história do casal inglês e seus cachorros conquistou muitos através do mundo com a união dos irmãos filhotes e a possibilidade de enxergar que uma família inclui seus bichinhos de estimação.

Nós seguimos para O Cão e a Raposa (1981), pegamos uma caixa de lenços e assistimos ao desenho. Dois filhotes se tornam amigos na região de fazendas em que vivem: um pequeno cachorrinho de caça, Tobey, e uma raposinha, Dodó. Após serem separados pelo dono caçador de Tobey, os amigos crescem distantes um do outro e passam um longo tempo sem se ver. Anos mais tarde, Tobey, treinado para caça, volta a fazenda que nasceu e em determinado momento persegue uma raposa que não seria ninguém menos que seu melhor amigo de infância. Agora, os dois precisam achar uma maneira de escapar daquela situação ilesos. Um teste de amizade e princípios muito bonito que emociona gerações.

Agora, pularemos mais uns anos e continuaremos com um desenho mais bem humorado e inspirado na mitologia grega: Hércules, também conhecido como melhor desenho da história. Lançado em 1997, Hércules conta a história do filho de Zeus e Hera, que foi sequestrado e transformado em mortal, ou quase, se não fosse aquela última gota que se perdeu e deixou o menino com a força dos deuses. Para reencontrar sua família celestial, o jovem precisará se tornar um herói de verdade, o que não promete ser uma tarefa fácil já que seu sequestrador, Hades, irmão de Zeus, está determinado a mantê-lo longe da residência dos deuses, o Monte Olimpo. Numa corrida contra o tempo, Hercules precisa descobrir o que é ser um herói de verdade e como derrotar o seu tio nesse plano maligno. E, gente, melhores músicas, sério.

Penúltimo filme: O Planeta do Tesouro. Esse desenho é recheado de aventuras e imaginação, com um protagonista carismático e corajoso. O jovem Jim Hawkins deseja encontrar um planeta lendário que esconde um tesouro gigantesco de um pirata após receber das mãos de um moribundo o mapa para tal lugar. Seria uma ótima escapatória dos problemas com as autoridades de onde mora e um meio  para ajudar a sua mãe a reconstruir a estalagem em que trabalhar. Mas é claro que obstáculos secretos irão aparecer para testar o nosso protagonista e tornar a história ainda mais interessante. Esse foi o segundo filme de animação em que a Disney se arriscou com a ficção-científica, no qual foi altamente inserido na categoria de space opera. Quer saber qual foi o primeiro? Espera chegar o bônus.

Por fim, nós fechamos essa lista com Irmão Urso (2003). Após perder seu irmão mais velho, Sitka, em uma luta com um urso, Kenai não se conforma com a maneira que seu irmão se foi, ainda mais que o totem que lhe foi atribuído foi justamente o do urso. Para vingar Sitka, Kenai resolve ir atrás do animal e matá-lo. Os espíritos ancestrais não gostam da atitude do jovem e resolvem transformá-lo em um urso para que aprenda uma lição. Desesperado, Kenai não contava que na sua busca pelo resgate da sua humanidade, acharia um novo melhor amigo, um novo irmão: Koda, um filhotinho urso que está procurando por sua mãe. Esse é um dos desenhos mais simpáticos e bonitos da Disney disparado. Vai lá e coloca na lista de filmes para ver. Vai lá, eu espero para te falar o bônus.

Foi? Ótimo. Bônus: Lilo & Stitch.

Uma história sobre família e alienígenas no Havaí. Só essa frase já deveria te fazer assistir o desenho, mas eu te conto mais. Lilo é uma menina que perdeu os pais num acidente de carro, vive com a irmã mais velha na correria para criá-la e é considerada estranha pelas outras crianças da ilha. Uma bela noite ela reza para uma estrela cadente, pedindo que ela lhe mande um no amigo. Este acabou sendo ninguém mais, ninguém menos que Stitch, criatura de laboratório destinada a destruição e somente isso que está fugindo da União Federativa da Galáxia e acaba aterrizando na Terra. Os dois precisarão um do outro para conquistar meios de permanecer com a vida que tem e impedir que outros levem seus bens mais preciosos. Só aperta play, maratona isso tudo e de nada.

 

Apaixonada por música, cinema, moda e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *